Recivil
Blog

Diretora do Recivil participa do 1º Seminário de Direito de Família e Sucessões do Vale do Aço

Em 30 de setembro, aconteceu o 1º Seminário de Direito de Família e Sucessões, na cidade de Ipatinga (MG). Ao todo foram seis palestras com a presença de advogados, juízes e outros operadores do Direito. Com tema central “O Presente e o Futuro do Direito de Família e Sucessões”, o Registro Civil de Pessoas Naturais foi representado por Serciane Bousada Peçanha, diretora do Recivil e oficial titular do cartório de Registro Civil e Notas de Alvarenga/MG.

A diretora conduziu o painel com o tema Família e Sucessões no dia a dia do Direito Notarial e Registral. Na palestra, Serciane abordou as últimas mudanças no Direito Registral, trazidas pelas Lei 14.382/22, que permitiu a realização de uma série de procedimentos no extrajudicial.

“Entre as informações, expliquei as possibilidades de alteração de nome e sobrenome, o registro de termo declaratório de união estável no Livro “E” e a certificação eletrônica, bem como a sua dissolução diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. Também tratei de aspectos relevantes do divórcio e inventário extrajudicial”, informou a oficiala.

O evento foi uma realização da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) de Ipatinga, de Coronel Fabriciano e de Timóteo, com apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) do Vale do Aço e da OAB Minas Gerais.

Integraram o corpo de palestrantes, Dimas Messias de Carvalho, advogado, promotor de Justiça aposentado e presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/MG; Dahyana Siman, advogada empresarial e professora universitária; os juízes Otávio Pinheiro, Rodrigo Antunes Lage e Carlos Henrique Trindade; José Roberto Moreira Filho, advogado, presidente do IBDFAM/MG e professor universitário; e Rodrigo da Cunha Pereira, advogado e presidente do IBDFAM Nacional.

Posts relacionados

Divórcios têm aumento de 149% no Estado de São Paulo após novas regras

Giovanna
12 anos ago

CPC simplifica ações de Família

Giovanna
10 anos ago

MT fará mutirão para reconhecimento voluntário de paternidade

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile