Recivil
Blog

Derrubada restrição a divórcios em cartórios de registro civil de Minas Gerais

Por determinação do Conselho Nacional de Justiça, os inventários, partilhas, separações e divórcios consensuais no estado de Minas Gerais poderão ser feitos nos cartórios de Registro Civil ou de Imóveis Em sessão nesta terça-feira (10/10), o CNJ derrubou ato do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que restringia a competência da escrituração desses casos aos Tabelionatos de Notas.

O plenário do CNJ acatou, por unanimidade, o procedimento de controle administrativo 527, reconhecendo que os inventários, partilhas, separações e divórcios podem ser realizados nos cartórios de Registro Civil nos municípios que não sejam sede da comarca e que também acumulem função notarial. O Provimento 164/2007 da Corregedoria do TJ-MG proibia que tais procedimentos fossem feitos nesses cartórios, reservando a prerrogativa aos Tabelionatos de Notas do estado.

O relator, conselheiro José Adonis Callou de Araújo, acolheu a argumentação contida no PCA, na qual a exigência da Corregedoria prejudica milhares de pessoas que são obrigadas a se deslocar de uma cidade a outra para recorrer aos serviços em cartórios da sede da comarca e ainda ter que retornar a seus municípios para legitimar o ato no Cartório de Registro.

Pelo entendimento de José Adonis, essa vedação contraria a Lei Federal nº 11.441/2007, “que veio facilitar o acesso da população aos serviços jurídicos, permitindo a realização não judicial de inventário, partilha, separação e divórcio consensuais”.


Fonte: CNJ

Posts relacionados

Anulada escritura de venda de imóvel de idoso registrada dias antes de seu falecimento

Giovanna
6 anos ago

TJRJ nega pedido de mulher para anular registro paterno de seus oito irmãos

Giovanna
10 anos ago

Pedido de alteração de registro civil, devido cirurgia de mudança de sexo, vai a julgamento

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile