Recivil
Blog

Deputados adiam criação de novos cartórios em Teresina

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa adiou a votação do projeto de Lei que modifica as circunscrições territoriais e cria novos cartórios em Teresina. A votação estava prevista para esta terça, dia 08.

Um entendimento entre Tribunal de Justiça do Piauí e Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), altera a proposta inicial, que aumentava de três para sete o número de circunscrições (divisões territoriais), tendo cada uma cinco cartórios. O novo texto, a ser enviado pelo TJ em forma de substitutivo, prevê seis circunscrições, com quatro cartórios em cada.

O relator da matéria, deputado Cícero Magalhães, aguarda apenas a chegada da documentação complementar para colocar o projeto em pauta. “De acordo com o artigo 116 da Constituição Estadual, a competência da iniciativa para esse tipo de alteração é do TJ. Assim que chegar nós votamos na CCJ”, afirma o petista, que preside a comissão.

Na próxima terça, dia 15, dia da reunião será feriado. O presidente pode convocar os deputados extraordinariamente para a votação, se achar necessário. O redimensionamento é fruto do crescimento populacional e demográfico em Teresina. As atuais serventias foram criadas com base na população teresinense no ano de 1980, de 377 mil habitantes. A capital tem mais de 800 mil habitantes.

 

Fonte: Site Clica Piauí

 

 

Posts relacionados

Ministro Celso de Mello reafirma que competência do CNJ não compreende revisão de atos jurisdicionais

Giovanna
12 anos ago

Polícia Federal investigará fraude em milhares de registros civis no Maranhão

Giovanna
12 anos ago

Artigo: Direito Hoje – Inovações das normas dos serviços cartorários – Por Gilson Soares Lemes

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile