Recivil
Blog

Departamento Jurídico publica Nota Orientativa nº 10 de 2016

O Departamento Jurídico do RECIVIL protocolou no dia 8 de setembro um pedido de reconsideração endereçado ao Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador André Leite Praça, diante da publicação do Aviso nº 28/CGJ/2016.


De acordo com o Aviso, a emissão da Apostila da Haia ficou restrita aos Tabeliães de Notas e Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais com atribuição de Notas, devendo ser cobrada segundo os valores previstos da alínea “f.1” do item 4 (procuração genérica, código fiscal 1437-3) da Tabela 1 do anexo da Lei Estadual nº 15.424, de 30 de dezembro de 2004.


Ocorre que o Aviso nº 28/CGJ/2016, no entendimento do Departamento Jurídico, contrariou o disciplinado na Resolução nº 228 do CNJ, que teve a nítida intenção de conceder aos Oficiais e Tabeliães de todas as atribuições a possibilidade de emitir a apostila, dentre os quais se enquadram os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais pertencentes às sedes de Comarcas – sem a atribuição de Notas.


Assim, após inúmeros questionamentos dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de sedes de Comarcas, prejudicados com o Aviso nº 28/CGJ/2016, o Departamento Jurídico protocolou pedido de reconsideração perante o Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais.


No entanto, em decisão datada do dia 21 de novembro último, a Corregedoria-Geral de Justiça indeferiu o pedido através do Ofício de nº 6310352/2016.

 

Clique aqui e veja a íntegra da resposta da Corregedoria-Geral de Justiça indeferindo o pedido. 

 

Clique aqui e veja o pedido de reconsideração encaminhado em setembro.

 

 

Fonte: Departamento Jurídico do Recivil

 


 

Posts relacionados

AGU envia ao Supremo manifestação pela constitucionalidade da lei que permite ao MP auxiliar na fiscalização do pagamento de taxas em cartório

Giovanna
12 anos ago

Recivil participa do IX Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento

Giovanna
6 anos ago

Aviso nº 62/CGJ/2015 (Retificação) – Divulga a escala de plantão bimestral a vigorar no ano de 2016, para os registros de óbito que ocorrerem em Belo Horizonte, aos sábados, domingos e feriados

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile