Recivil
Blog

Curso em Belo Horizonte reúne registradores civis de todo o estado

O Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil promovido pelo Recivil em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de outubro, contou com a participação de registradores civis e futuros Oficiais que vivem realidades bem diferentes. O público formado por 41 pessoas teve a presença de Oficiais que já estão à frente das serventias há mais tempo, Oficiais que assumiram recentemente – em virtude dos concursos dos editais 01/2007 e 02/2007 -, alguns que estão aguardando a outorga do governador do Estado para entrarem em exercício e aqueles que irão escolher a serventia na terceira reunião pública do Edital n. 02/2007, que acontecerá nesta terça-feira, dia 25. Muitos vieram de longe e de diversas regiões diferentes de Minas Gerais somente para participarem do curso.

O resultado desta mistura foi o proveitoso debate, aliando a experiência dos que estão há anos na prática do dia a dia, e dos que trazem novos conhecimentos. Rita de Cássia Portugal Costa Coelho está à frente do cartório de Registro Civil de Brumadinho desde 18 de agosto de 2008, e já participou de outros cursos oferecidos pelo Recivil. Ela comentou sobre o evento realizado em Belo Horizonte. ”Achei o curso ótimo, foi bastante proveitoso, um dos melhores que eu fiz. Os cursos estão cada dia melhor”, disse.

Curso em Belo Horizonte contemplou registradores civis e futuros Oficiais de registro civil 

Quem também aproveitou a oportunidade foi Lucas Carvalho Rezende, que está aguardando a outorga do governador para entrar em exercício no Ofício de Registro Civil e Notas de Lamim, na região da Zona da Mata mineira. Ele foi convocado para a segunda reunião de escolha dos serviços do edital 02/2007, e participou pela primeira vez do curso oferecido pelo Recivil. “Gostei muito, mas acho que se eu já estivesse no cartório poderia ter aproveitado, porque ainda não vivenciei a realidade do cartório. Mas foi muito válido, principalmente pelo interesse dos palestrantes quanto ao aprendizado dos alunos”, informou.

Já Cristiano Luttembarck Coutinho está aguardando a terceira reunião pública para escolha da serventia e aprovou o curso de Registro Civil. “Achei excelente. O Helder é um ótimo instrutor. Pelo o que ele passou e pelo o que já li no livro dele o curso é essencial, toda pessoa que quer ingressar na carreira tem que fazer. Pra mim não deixou nada a desejar”, afirmou.

Durante os dois dias do curso, o instrutor Helder Rodrigues da Silveira falou sobre a legislação e prática referente aos atos de registro civil, e ao final do evento comentou sobre esta edição do curso. “Essa interação entre os registradores mais antigos, os recém-empossados e os que ainda irão assumir suas serventias foi uma experiência muito enriquecedora tanto para mim que o ministrei quanto para os participantes que puderam trocar experiências e informações. A turma foi extremamente atenciosa, participativa, e deu para perceber claramente que os serviços notariais e de registro serão prestados por pessoas qualificadas e que estão totalmente dispostas a colocar em prática o princípio da eficiência esculpido no art. 37 da nossa Lei Maior”.

O instrutor Helder Silveira comentou sobre a importância dos registradores colocarem em prática o princípio da eficiência

O artigo 37 da Constituição Federal trata sobre os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, o chamado LIMPE. Em suas orientações, Helder faz questão de ressaltar sobre a importância dos registradores civis agirem sempre de acordo com esses princípios.

A advogada do Recivil, Flávia Mendes, prestou orientações jurídicas aos alunos e ainda falou sobre as alterações da Lei 15.424/04, principalmente no artigo 20, que trata da isenção de emolumentos e da Taxa de Fiscalização Judiciária na prática de atos notariais e de registro. Ela também explicou as alterações sofridas na tabela de emolumentos e orientou quanto ao uso dos selos de fiscalização. 

O curso ainda contou com a participação dos novos instrutores escolhidos para a área de Registro Civil, durante a seleção feita pelo Recivil no mês de agosto. A Oficiala de Registro Civil da cidade de Lima Duarte, Bruna de Lima Duarte e Rodrigues; o especialista em Direito Público e aprovado nos concursos dos editais 01/2007 e 02/2007, Herbert Teixeira Cândido; e o Oficial de Registro Civil da cidade de Claro dos Poções, Waldir de Pinho Veloso, também acompanharam a aula do instrutor Helder Silveira.

Alunos do Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil realizado em Belo Horizonte aprovaram o curso realizado pelo Recivil

 

 

Posts relacionados

França vai propor legalizar casamento homossexual

Giovanna
12 anos ago

Primeira Turma decide sobre limites territoriais de atuação de cartórios

Giovanna
12 anos ago

Uso exclusivo de imóvel é fator determinante para pagamento de aluguéis a ex-cônjuge

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile