Recivil
Blog

Curso de Qualificação do Recivil capacita 100 pessoas em Conselheiro Lafaiete

A segunda edição do Curso de Qualificação do Recivil de 2023, com as novidades do registro civil, foi um sucesso na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). O evento, com objetivo de atualizar oficiais e colaboradores que atuam nas serventias, capacitou 100 pessoas durante três dias.

A diretora da entidade, Ana Carolina Baêta, abriu na sexta-feira (3) o curso convidando palestrantes e membros do corpo jurídico do Sindicato para compor a mesa. Em seguida, o presidente do Recivil, Genilson Gomes, falou sobre os benefícios do sindicato para os cartórios de RCPN, os avanços previstos para a classe e a reforma administrativa realizada pela gestão.

Genilson explicou a reforma administrativa que foi implantada nesta gestão e também abordou as tendências no segmento da tecnologia para o Registro Civil.

“A forma de atendimento e as dinâmicas dos cartórios irão mudar em razão dos avanços digitais. A identificação do registro civil será muito mais ágil e eficiente. A atualização da identificação também será mais segura “, observou.

Na sequência, o escrevente do cartório do Barreiro (MG), Carlo Raniere, ministrou a palestra “e-Notariado – Teoria e prática”. Raniere explicou os objetivos e o funcionamento na prática do e-notariado no dia a dia dos cartórios.

O papel do registro civil na vida das pessoas

Todo cidadão, em diversas situações da vida, busca o Registro Civil. Esses importantes momentos entraram na pauta do segundo dia, no sábado (4), da qualificação nos painéis “Tornando a Alta Performance uma Realidade”, “Reconhecimento de paternidade/maternidade socioafetivo e transexualidade”, “Enunciados do Recivil e pontos relevantes sobre casamento” e “Pontos Relevantes sobre Registro de Nascimento”.

No sábado pela manhã, a animação tomou conta do ambiente, a registradora civil de João Monlevade (MG), Rosa Bedetti, ministrou a palestra “Tornando a Alta Performance uma Realidade”. A oficiala explicou que é necessário focar no seu plano e metas, em vez de apenas sonhar, desta forma fica mais fácil alcançar o sucesso. Ela reforçou a necessidade de sempre se atualizar e ouvir na voz interior e perder crenças limitantes.

Logo em seguida, a registradora civil de Ouro Preto (MG), Roberta Vaz, falou sobre inseminação caseira e parentalidade, além de explicar como viabilizar, de forma correta, a alteração de nome e gênero.

Na tarde de sábado, foi a vez de “Enunciados do Recivil e pontos relevantes sobre casamento”, temas abordados pela advogada do Recivil. Luísa Lamaita. Ela falou sobre o princípio da Cindibilidade, exemplos e aplicações.

A advogada do Recivil, Flávia Mendes, abordou o tema “Pontos Relevantes sobre Registro de Nascimento”. O prazo para registrar uma criança, naturalização, parentalidade em casais homossexuais e unidade interligada estavam entre os tópicos palestrados.

Inovações tecnológicas e segurança das informações

No domingo (5), terceiro dia do evento, outros temas muito aguardados pelos inscritos foram debatidos: “Ata Notarial”, “Escrituras de Inventário” e “LGPD”. Primeiro, Carlos Raniere explicou como funcionam, na prática, as várias maneiras de aplicar a ata notarial.

Logo após sua explanação, a oficiala substituta do cartório do Barreiro (Belo Horizonte), Raquel Faria Lopes explanou sobre as várias formas de atuação das “Escrituras de Inventário”, sucessões, custos, otimização e dicas, pontos de interseção entre o registro civil e o cartório de notas.

Homenagem
Durante o evento, uma pausa para prestar homenagem ao oficial de Cristiano Otoni, senhor Pacheco, que comemorou no domingo (5) 52 anos da primeira certidão oficializada por ele.

A palestrante Rosa Bedetti entregou o livro “Vença a Crise” para a ganhadora do sorteio realizado durante o terceiro dia do curso do Recivil em Conselheiro Lafaiete (MG), Josiane Maria dos Santos, do cartório de Santana do Paraopeba.

Lei Geral de Proteção de Dados

A última palestra da qualificação foi conduzida pelo advogado Alberto Mendes. No painel, ele falou sobre a adequação ao Provimento 134 do CNJ; formulários disponibilizados pelo Sindicato, como modelo para adaptação à LGPD; e novos cursos e recursos sobre a regulação.

Alberto, que também é o encarregado de LGPD do Recivil, ressaltou a importância dos cartórios se protegerem de ataques online para evitar o vazamento de informações. “Repassar informação por telefone não é indicado, o sistema de busca de certidões é uma ferramenta que auxilia e otimiza o tempo de quem atua nos cartórios”, enfatizou.

Antes do encerramento do encontro, o presidente Genilson Gomes ressaltou a presença da equipe da Arpen-PE, do presidente Marcos Torres e da Anna Carolina e agradeceu a todos os presentes.

Confira alguns registros e depoimentos dos participantes:

“As palestras foram excelentes e os palestrantes de primeira qualidade! Capacitei minha equipe toda. Muita gratidão ao Recivil”, disse Luciano Eustáquio de Faria, oficial em Piraúba

“O curso foi excelente. Agradeço o Recivil, o presidente Genilson e todos os palestrantes, inclusive o Dr. Alberto, pela palestra sobre LGPD que já posso aplicar no dia a dia no cartório”, disse Carolina Tamires Borges Dias, oficiala substituta em Ribeirão das Neves.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil

Posts relacionados

Serviços notariais são uma das prioridades do Congresso para 2008

Giovanna
12 anos ago

Corregedoria Nacional publica consolidação de normas para serventias extrajudiciais

Giovanna
2 anos ago

Justiça do Trabalho reconhece união estável e mantém penhora de bens de propriedade da companheira

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile