Recivil
Blog

Curso de Cartosoft e Informática contempla a região de Uberlândia

Cerca de 30 pessoas participaram do curso de Cartosoft e Informática que aconteceu na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nos dias 17 e 18 de julho. Durante o evento, os alunos acompanharam as explicações do supervisor geral do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa, e do analista de desenvolvimento, Deivid Almeida, sobre o sistema.

Curso em Uberlândia reuniu cerca de 30 pessoas

Os objetivos do curso, além de fortalecer a classe, são os de proporcionar as novidades tecnológicas desenvolvidas pelo Sindicato e disponibilizadas a todos os cartórios de registro civil do Estado. O sistema criado pelo Recivil no ano de 1999 hoje possui cerca de 950 licenças, o que corresponde a dois terços dos cartórios de Registro Civil de Minas Gerais.

O cartório de Registro Civil de Uberlândia, aliás, foi o primeiro a utilizar o sistema, conforme explicou a escrevente Jacqueline Aparecida Pimentel Espíndola. “O sistema foi implantado aqui no cartório, pelo Helmar (idealizador do programa e ex-gerente de TI do Recivil). Ele começou a freqüentar o cartório para conhecer as práticas e fazer o sistema”, contou Jacqueline.

Nestes 11 anos, muitas foram as atualizações do Cartosoft, assim como a procura por parte dos oficiais. Este interesse em utilizar o sistema deve-se às suas vantagens e funcionalidades. Por meio do Cartosoft é possível realizar todos os atos de uma serventia de registro civil, além do envio dos relatórios, controle de selos e outras funções. Estes foram os tópicos abordados durante os dois dias do curso em Uberlândia. Além das práticas do registro civil, pelo Cartosoft ainda é possível realizar os reconhecimentos de firma e as autenticações. 

Deivid Almeida foi um dos instrutores do curso de Cartosoft e Informática

Todas as funções do sistema foram observadas na prática pelos alunos, que acompanharam as orientações por meio de notebooks, facilitando assim o aprendizado.

“Utilizamos o programa porque gostamos do Cartosoft. Não vi dificuldades, mas algumas coisas foram novidades. Agora estamos querendo é a conclusão do módulo Livro E, porque para nós é de fundamental importância”, disse a escrevente do cartório de Registro Civil de Uberlândia.

A escrevente do cartório de Registro Civil de Uberlândia, primeira serventia a utilizar o Cartosoft, participou do curso

Outro assunto comentado durante o curso, assim como nas edições anteriores, foi sobre as obrigações mensais do registrador civil quanto ao envio dos relatórios aos órgãos públicos, a aposentadoria e o ISSQN. As explicações foram dadas pelo advogado Felipe Mendonça.

Ao final do evento, o Recivil sorteou entre os participantes alguns Compêndios da nova edição atualizada e entregou os certificados de participação.

Turma posa com certificados em mãos ao término do evento
 

 

 

Posts relacionados

Justiça de SC autoriza retificação de registro para filhos de pais divorciados

Giovanna
12 anos ago

Interdição por tempo indeterminado não é prisão perpétua, afirma TJ-SP

Giovanna
10 anos ago

CDH aprova projeto que reduz exigência para atendimento de deficientes visuais por cartórios

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile