Recivil
Blog

Corte federal dos EUA declara lei de casamentos irregular

Uma corte federal de apelação em Nova York determinou ontem (18) que a lei de matrimônios vigente nos Estados Unidos é inconstitucional por negar direitos iguais a casais homossexuais. Deve haver recurso, e o caso provavelmente vai acabar na Suprema Corte.

Esta já é a segunda instância que decide contra o Defense of Marriage Act (lei de defesa do casamento), aprovado em 1996 por pressão de conservadores.

Ontem os juízes deram ganho de causa a Edith Windsor, 83 de idade, que sustentou que a lei  discrimina homossexuais. Edith,  uma programadora de computadores aposentada, casou-se com sua cônjuge em 2007, no Canadá. Elas viviam em uma relação estável desde 1967.

Em 2009, quando a esposa de Edith morreu, deixando-a como sua herdeira, ela teria que pagar US$ 363 mil em impostos federais para ter acesso aos bens.

Seus advogados argumentaram que a lei viola a 14ª Emenda Constitucional, que garante proteção igual perante a lei. Embora o casamento gay seja legal em diversos Estados, a lei federal não o reconhece.

A administração Obama anunciou no ano passado que deixaria de defender o cumprimento da lei, mas um grupo apontado pela Câmara dos Deputados tem exigido sua aplicação em diversos casos.

 

Fonte: Espaço Vital

 

 

Posts relacionados

Netas garantem, na Justiça, direito de receber pensão alimentícia dos avós

Giovanna
12 anos ago

TJMG lança Diário do Judiciário Eletrônico

Giovanna
12 anos ago

Recivil visita 14 cartórios na região do Vale do Aço

Giovanna
3 anos ago
Sair da versão mobile