Recivil
Blog

Corregedoria Nacional avalia atos delegados aos Cartórios de Notas

A Academia Notarial Brasileira (ANB) e o Colégio Notarial do Brasil (CNB), com apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Corregedoria Nacional de Justiça, promovem no dia 24 de outubro, no STJ, o Seminário Nacional Desjudicialização: Divórcios, Separações, Inventários e Partilhas – 10 anos no Tabelionato de Notas.

 

O evento, que analisa os 10 anos dos atos delegados aos Cartórios de Notas de todo o Brasil por meio da Lei nº 11.441/07, reúne notários nacionais e estrangeiros, advogados e juristas. Também participam o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional Márcio Evangelista e o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, que encerra o encontro.O seminário é gratuito, e a inscrição pode ser feita por meio do link: goo.gl/Rcasdf

 

Avanços e economia

 

Em uma década de vigência, a Lei nº 11.441/07 possibilitou a realização de 1,5 milhão de atos, em que 852.929 foram inventários, 13.973 partilhas, 42.936 separações e 421.187 divórcios, segundo a Central Notarial de Serviços Compartilhados (CENSEC), administrada pelo CNB.

 

A inovação teve repercussão também em economia para os cofres públicos. Segundo estudo do Centro de Pesquisas sobre o Sistema de Justiça brasileiro (CPJus) em 2013, cada processo que entra no Judiciário custa em média R$ 2.369,73 para o contribuinte. Com a delegação destas atribuições aos Tabelionatos de Notas, o Poder Público e, consequentemente, os contribuintes economizaram mais de R$ 3,5 bilhões.

 

O seminário abre, ainda,  a possibilidade  de um debate com notários de outros países, integrantes da União Internacional do Notariado (UINL) – entidade que reúne 87 países do mundo que praticam o mesmo modelo de notariado existente no Brasil – e que trarão experiências internacionais, como a prática de inventários com litígios em Portugal, a mediação e a conciliação na Espanha e os divórcios e separações com menores na Argentina.

 

Serviço

 

Evento: Seminário Nacional Desjudicialização: Divórcios, Separações, Inventários e Partilhas – 10 anos no Tabelionato de Notas.

 

Data: 24 de outubro de 2017

 

Horário: 8h30 às 18h

 

Local: Superior Tribunal de Justiça (STJ) – SAFS, Quadra 06, Lote 1, Trecho III – Brasília/DF.

 

Informações: http://www.notariado.org.br/

 

 

Fonte: CNJ

 

 

Posts relacionados

Justiça manda retificar registro de óbito de militante morto pela ditadura no Recife

Giovanna
10 anos ago

Eventos em diversas regiões do país tratam sobre Direito das Famílias

Giovanna
12 anos ago

Fixação de curatela compartilhada para interditado não tem caráter obrigatório

Giovanna
4 anos ago
Sair da versão mobile