Recivil
Blog

Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais formaliza investidura de mais 55 notários

Em sessão presidida pelo corregedor-geral de Justiça, Luiz Audebert Delage Filho, ontem, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça, foram formalizadas as investiduras de mais 55 aprovados no concurso público de provimento dos serviços notariais e de registro de Minas Gerais.

Em novembro de 2012, foi realizada a primeira solenidade de investidura sob a presidência do corregedor Audebert Delage. Na ocasião, tomaram posse 240 aprovados no primeiro concurso de notários e registradores idealizado, formalizado e totalmente realizado na esfera de atuação do Poder Judiciário, conforme previsão constitucional.

Na solenidade realizada ontem, o corregedor voltou a enfatizar a importância da investidura por meio de concurso público, lembrando que esta deve ser a porta de entrada legítima tanto para a esfera judicial quanto para a esfera extrajudicial. Ele parabenizou os aprovados, destacando as diversas fases que tiveram de superar no difícil concurso.

O corregedor destacou também que, para ele, o serviço extrajudicial representa a sentinela do judicial, e a atuação dos cartórios, registrando os atos dos cidadãos do nascimento ao óbito, é importantíssima. Ele destacou também os avanços na legislação, que hoje já permitem aos cartórios do extrajudicial a execução de atos antes somente de competência do âmbito judicial, tornando as duas áreas ainda mais próximas.

O corregedor encerrou observando que os registradores prestam um serviço público por delegação, embora atuem em âmbito particular, e, por eles também representarem o Judiciário, sua atuação reflete na Corregedoria-Geral de Justiça.

 

Fonte: TJMG

 

 

Posts relacionados

Filho fora do casamento deve receber renda por morte

Giovanna
12 anos ago

Vontade legítima da testadora se sobrepõe ao rigor formal na validação do testamento

Giovanna
12 anos ago

Artigo – Separação e divórcio extrajudiciais: pontos polêmicos da Lei Nº 11.441/2007

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile