Recivil
Blog

Corregedoria do Maranhão vai mapear dados populacionais para registros civis

Com o objetivo de melhorar a obtenção de dados populacionais, principalmente no que se refere aos registros civis – nascimento e óbito -, a Corregedoria Geral da Justiça e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalharão conjuntamente em sistemas e metodologias que facilitem esse trabalho.  A ideia é conseguir mapear esses dados de forma que as estimativas populacionais sejam as mais reais possíveis.
 
Uma das formas de obtenção de dados pelo IBGE é o fornecimento das informações de registros civis por parte das Serventias Extrajudiciais. Nesse ponto, algumas dificuldades são encontradas. “Temos, ainda, um atraso muito grande no envio dessas informações e precisamos contar com a Corregedoria para que as Serventias cumpram com os prazos. Quando há uma cobrança maior da CGJ, normalmente, somos bastante procurados para receber essas informações”, comentou o chefe da Unidade do IBGE no Maranhão, Marcelo Melo.
 
“A Corregedoria Geral da Justiça está aqui para ajudá-los nesse processo. Cobraremos o cumprimento desses prazos e, sempre que ocorrer atrasos, o IBGE pode nos oficiar que nós notificaremos as Serventias que não passarem os dados”, comprometeu-se o corregedor-geral, Cleones Cunha, ressaltando o importante papel da juíza auxiliar da CGJ Alice Prazeres, que estará trabalhando com as Serventias Extrajudiciais.
 
Presentes na reunião, Vito Alencar, supervisor de Pesquisas do IBGE, e José Reinaldo Barros, tecnologista de Informações e Estatística do IBGE, também falaram sobre alguns processos que podem ser melhorados para as informações serem melhor aproveitadas. É o caso do Regesta – sistema do TJMA, para registros civis. “Gostaríamos de ter acesso ao sistema para que tenhamos mais fidelidade nos dados e mais agilidade”, comentou Vito Alencar.
 
A juíza Teresa Cristina Mendes, que está auxiliando os trabalhos na CGJ, revelou que a ideia é importante, mas ainda não pode ser posta em prática. “O Regesta é isolado em cada Serventia que o usa. Ainda não tempos um banco de dados unificado, com as informações de todas as Serventias. Isso está sendo melhorado, já que o sistema está sendo incrementado pela equipe de Desenvolvimento do TJ. Teremos melhorias, inclusive, no Regesta Web”.
 
Neste ponto, ficou acertado que o IBGE poderá fazer parte do comitê que está discutindo as melhorias do Regesta Web. “A Corregedoria é nossa maior parceira na obtenção de dados. Poderíamos avançar em unificar metodologias e facilitar o trabalho dos dois órgãos. Caso haja divergência de metodologias, podemos ver a possibilidade de adequá-las. O IBGE é sempre aberto a sugestões e a melhorias”, sugeriu Marcelo Melo. O chefe do IBGE no Maranhão frisou, ainda, que poderá disponibilizar um universo de dados e informações que podem ajudar nos projetos da Corregedoria.
 
O corregedor-geral, Cleones Cunha, recebeu, como cortesia dos representantes do IBGE, calendários, mapas e dados importantes do Censo 2010 no Maranhão.  

 

Fonte: TJMA

 

 

Posts relacionados

Andecc pede no Supremo conclusão de concursos para cartórios iniciados em MG em 2007

Giovanna
12 anos ago

Em Portugal, separação de fato não extingue obrigações do casamento

Giovanna
12 anos ago

Casais homoafetivos conseguem licença-maternidade na adoção de crianças

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile