Recivil
Blog

Corregedor recebe lideranças de classe para discutir lei de transferência de veículos

Nesta terça-feira (7), o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador André Leite Praça, recebeu uma comitiva de notários e registradores liderada pelo presidente da Serjus-Anoreg/MG, deputado Roberto Andrade. Em pauta, a Lei Estadual nº 22.437/2016, que dispõe sobre a comunicação de transferência de veículos automotores ao Detran-MG pelos tabelionatos de notas.

 

Com a nova lei, que entra em vigor a partir de 21 de março, a comunicação de transferência de veículos poderá ser feita de uma maneira rápida e sem burocracia. Vendedor e comprador terão a opção de fazer no cartório a comunicação de transferência no momento do reconhecimento de firma no recibo de vendas. O tabelião digitalizará o documento e enviará o comunicado ao Detran-MG, com a identificação do novo proprietário.

 

Este procedimento, que não é obrigatório, isentará vendedor e comprador das responsabilidades civil, administrativa e criminal sobre o veículo que venham a ser cometidas pela outra parte após a transferência.

 

Vale lembrar que a comunicação poderá ser feita também com o encaminhamento ao Detran-MG de cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, em até trinta dias após a transação, conforme dispõe o art. 134 da Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código Brasileiro de Trânsito. Além disso, a nova lei não eximirá o adquirente dos procedimentos previstos para a transferência do veículo automotor junto ao Detran-MG, conforme dispõe o art. 123 da Lei Federal nº 9.503, de 1997.

 

 

Leia mais: 

Projeto de Lei determina que transferência de veículo seja comunicada eletronicamente ao Detran-MG

 

Cartórios devem informar transferência de veículos ao Detran-MG

 

 

Fonte: Serjus/Anoreg-MG

 

 

Posts relacionados

STJ assina acordo com o INSS para viabilizar acesso ao Sisobi

Giovanna
12 anos ago

Nota de falecimento

Giovanna
12 anos ago

Jaques Wagner decide hoje se sanciona ou veta privatização dos cartórios da Bahia

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile