Recivil
Blog

Corregedor lança Programa de Registro Civil em Maternidade de Teresina (PI)

O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho lançou nesta terça-feira, 09/04, na Maternidade Santa Fé, zona norte de Teresina, o Programa Sistema de Interligação do Registro Civil.

 
A solenidade de lançamento foi bastante concorrida e contou com as presenças do Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, do Juiz auxiliar da Corregedoria, Dr. Raimundo José Gomes , da Secretaria Geral da CGJ, Dra. Núbia Fontenelle, do Assessor José Higino Reis, do Diretor da Maternidade Santa Fé, Dr. Alberto Monteiro, dos titulares dos Cartórios de Registro Civil de Teresina e funcionários da casa.
 
O programa tem a missão de desenvolver, disponibilizar e gerenciar um sistema informatizado que interligue cartórios e maternidades para a emissão de registro de nascimento, logo após o parto, ainda no estabelecimento de saúde, e que se constitua uma ferramenta gratuita aos oficiais de registro civil para organização de um banco de dados de nascimento, óbito e casamento.
 
O Corregedor disse em seu pronunciamento que a ação da Corregedoria é de grande importância para o registro das crianças logo após o nascimento. “Esta a segunda maternidade a ser interligada com os cartórios e a primeira provada em Teresina e vamos levar esta ação para todo o estado”, disse o Desembargador Paes Landim.
 
O Corregedor Paes Landim disse que o Piauí tem que sair desta posição de 3º colocado na falta de registro civil de seu povo. “A população carcerária em Teresina, por exemplo, chegou a um percentual de 65%, de presos sem registro civil, mas graças à iniciativa da secretaria de justiça, este percentual caiu para 35%, que ainda é um problema que tem que ser resolvido.
 
O Diretor da Maternidade Santa Fé, Dr. Alberto Monteiro informou que 400 crianças nascem por mês naquela casa de saúde. “Queremos aqui agradecer a iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça através do Corregedor Paes Landim por esta importante ação de trazer os cartórios de registros civis para nossa casa”.
 
O Corregedor informa à população que os registros civis são gratuitos para todos.
 
 
 
 
Fonte: TJPI
 
 
 

Posts relacionados

Comissão sobre nascidos no exterior pode ser instalada

Giovanna
12 anos ago

Ministério estuda registro gratuito de carteira de trabalho em cartório

Giovanna
12 anos ago

Encerradas as inscrições para Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil no município de Juiz de Fora

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile