Recivil
Blog

Cópias de documentos poderão ser marcadas para evitar fraudes

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5793/09, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que determina que a cópia de documento de identificação pessoal seja marcada com duas linhas paralelas, entre as quais deverá ser escrita a palavra “cópia”, com o timbre ou informações de quem a solicitou.

A proposta altera a Lei 5.553/68 e determina que, quando não for mais necessária a cópia, ela seja devolvida ao titular ou destruída. A lei atual prevê a devolução em cinco dias.

De acordo com o autor, a intenção é impedir que cópias de documentos possam ser reutilizadas para fins escusos, como ocorre em muitos casos de fraudes para abertura de contas, tomada de empréstimos e em outras situações não autorizadas pela pessoa que deixou as cópias em lojas, estabelecimentos, instituições ou órgãos públicos.

Tramitação

A proposta, que tem caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e de Justiça e de Cidadania.


 


Fonte: Agência Câmara


 


 

Posts relacionados

Aposentado leva mais de dois anos para mudar registro errado de seu nome

Giovanna
12 anos ago

Casamento válido não impede reconhecimento de união estável

Giovanna
10 anos ago

Solução de Consulta RFB n. 45, de 4 de março de 2024 – Titular de Cartório. Transporte por aplicativo. Despesa não dedutível. Livro-Caixa.

Giovanna
2 anos ago
Sair da versão mobile