Recivil
Blog

Convênio entre Irpen-PR e TJ-PR autoriza emissão de RGs nos cartórios

Na tarde desta segunda-feira (08.12), Dia da Justiça, aconteceu uma Sessão no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em que alguns convênios referentes ao Registro Civil foram assinados: a autorização para os Registros Civis paranaenses emitirem Carteiras de Identidade e o acesso dos magistrados ao e-Certidões.


Participaram das assinaturas dos convênios o presidente do TJ-PR, Guilherme Luiz Gomes; o 1º vice-presidente do TJ-PR, Paulo Roberto Vasconcelos; o Corregedor Geral da Justiçado TJ-PR, Eugênio Achille Grandinetti; a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, representando o Governador do Estado; o Corregedor da Justiça do TJ-PR, Robson Marques Cury; o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), Robert Jonczyk; e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Bacellar Portugal.


Para o presidente do TJ-PR, a resolução conjunta entre o órgão e o Governo que permite a emissão de RGs pelos cartórios de Registro Civil vai possibilitar que “no futuro as crianças já saiam com sua certidão de nascimento e carteira de identidade nos primeiros dias de vida, isso dificultará os sequestros e roubos de bebês”.


A Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, também destacou a importância da medida para a cidadania. "Tanto a certidão de nascimento como a carteira de identidade são documentos importantíssimos de cidadania, sem os quais o cidadão não pode ter acesso a uma série de direitos civis", disse.


Segundo Arion Toledo Cavalheiro Júnior, “essa resolução vai aumentar o número de postos de atendimento à população no Estado, contando com as 537 serventias de Registro Civil, presentes em todos os municípios”. Além disso, o tempo de espera do usuário também deve diminuir. Hoje a média é de 20 dias para a emissão e no futuro será de apenas três.


Arion ressaltou que “os registradores civis têm a maior capilaridade para atender as pessoas e temos o maior orgulho do bom serviço que prestamos”.


De acordo com a resolução, a partir de 2015 os cartórios poderão passar a emitir o documento, após um treinamento com o Instituto de Identificação, que é o órgão que faz a emissão atualmente.


Outros convênios

Ainda na mesma solenidade foi assinado um convênio entre TJ-PR e Irpen-PR para que os magistrados possam acessar e pedir certidões pela Central de Registro Civil paranaense, por onde os cartórios podem fazer também transmissões de certidões entre si.


Este é mais um serviço que entra em funcionamento para ajudar a população, que não terá mais que se deslocar até o cartório onde se encontra seu registro para obtê-lo. Basta ir à serventia mais próxima e todo o processo será feito via Internet e a certidão será entregue neste cartório próximo.


Também prestigiaram o evento registradores de outros Estados do País, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

 

Fonte: Irpen-PR

 

 

Posts relacionados

Parecer de Redação Final do Projeto de Lei N° 4.159/2010 que altera a Lei 15.424/04

Giovanna
12 anos ago

Câmara realiza seminário para debater direitos humanos dos homossexuais

Giovanna
12 anos ago

Riva articula cartório de registro para Rondolândia

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile