Recivil
Blog

Conselho quer acesso de juízes a informações dos cartórios

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estuda a criação de um sistema de informações que integre cartórios extrajudiciais e magistrados de todo o País. O sistema possibilitará, por exemplo, a penhora online de bens imóveis. O projeto será apresentado pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Alexandre Azevedo às 16h30 desta quinta-feira (03/05), no Encontro Nacional de Corregedores de Justiça, que se realiza na sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

 De acordo com Azevedo, a iniciativa dará mais agilidade ao Judiciário. “Informação é poder. O acesso às informações dos cartórios agilizará a execução de processos, diminuindo custos no Judiciário e melhorando o serviço prestado à população”, avalia o magistrado.

As informações também podem ajudar a evitar fraudes na área trabalhista. Permitirá, por exemplo, identificar os verdadeiros donos de empresas, para pagamentos de dívidas trabalhistas.

O Encontro Nacional de Corregedores de Justiça é organizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ, e encerra-se nesta sexta-feira (04/05).

 

Fonte: CNJ

Posts relacionados

Proposta de Estatuto das Famílias garante amparo legal para uniões homoafetivas

Giovanna
11 anos ago

Procedimentos para corrigir registros civis poderão mudar

Giovanna
12 anos ago

Jurisprudência do STJ – Alimentos – Execução – Acordo extrajudicial

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile