Recivil
Blog

Comissão Gestora esclarece sobre gratuidade de certidões requisitadas pelo Ministério Público

A Lei Estadual nº 15.424/04 definiu nos artigos 19, 20 e 21, os atos sujeitos a gratuidade. De acordo com o Art. 19, “o Estado de Minas Gerais e suas autarquias e fundações ficam isentos do pagamento de emolumentos e da Taxa de Fiscalização Judiciária, bem como de qualquer outra despesa, pela prática de atos notariais e de registro de seu interesse”.

As gratuidades solicitadas por outros estados dependiam de consulta ao juiz corregedor. No entanto, para o caso das gratuidades solicitadas pelo Ministério Público (MP), a Lei Orgânica nº 8.625/93, em seu Art. 26, § 3º, estabeleceu que “serão cumpridas gratuitamente as requisições feitas pelo Ministério Público às autoridades, órgãos e entidades da Administração Pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Desta forma, a Comissão Gestora dos Recursos para a Compensação da Gratuidade do Registro Civil no Estado de Minas Gerais esclarece aos Oficiais mineiros que o Ministério Público de qualquer estado tem direito a gratuidade na emissão das certidões solicitadas, sendo, portanto, exceção a 15.424/04.

As certidões solicitadas pelo Ministério Público Federal ou de outros estados serão compensadas normalmente pelo Recompe-MG, bastando o Oficial enviar cópia do requerimento solicitado pelo MP e cópia da certidão expedida com o selo isento.

 

Posts relacionados

Ciência da união estável impede garantia fiduciária sobre parte de imóvel do convivente que não autorizou negócio

Giovanna
5 anos ago

Provimento da CGJ regulamenta pedido de casamento homoafetivo no Estado do Rio de Janeiro

Giovanna
12 anos ago

Sancionada lei que autoriza registro civil único

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile