Recivil
Blog

Comissão Gestora elabora ofício circular instruindo o registrador mineiro sobre como proceder para requerer a compensação dos atos praticados (republicado)

Com o advento da recente Lei nº 19.414, de 30 de dezembro de 2010, alterando a Lei nº 15.424, de 30 de dezembro de 2004, abriu-se um leque maior de atos gratuitos e isentos que serão praticados pelos registradores e notários mineiros, em decorrência da profunda alteração sofrida pelo art. 20 (que cuida das isenções dos emolumentos notariais e registrais).

Além dessa alteração do art. 20, a Lei nº 19.414, de 2010, também produziu substancial alteração no escopo das ações superavitárias que poderão ser compensadas, a partir de agora, com os recursos da compensação da gratuidade (e compensação também das isenções, de modo geral).

Essas alterações significam mudanças de paradigmas na exigência de documentos pelo Recompe-MG, para efeito da compensação dos atos praticados pelos registradores e notários. E é por isso que a Comissão Gestora elaborou o presente aviso circular, a fim de instruir o registrador mineiro sobre a forma como proceder para, adequadamente, requerer a compensação dos atos praticados mensalmente.

Clique aqui e veja o Aviso Circular.

Posts relacionados

Deputado Duarte Bechir afirma seu compromisso com o Registro Civil durante o Curso de Qualificação na cidade de Diamantina

Giovanna
4 anos ago

Resolução 635/10/CGJ – Dispõe sobre os critérios de reconhecimento de comarca como entrância especial

Giovanna
12 anos ago

Equipe do Recivil realiza segunda etapa do projeto Travessia

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile