Recivil
Blog

Comissão de Trabalho analisa projeto que cria regras de concurso público para cartórios

Proposta (PL 692/11) que altera a legislação que rege os cartórios de notas e registros está sendo analisada pela Comissão de Trabalho da Câmara.

A proposta do Poder Executivo determina que os estados e municípios serão os responsáveis pela legislação que cria e organiza os cartórios. Hoje, por falta de legislação específica, essa função é cumprida pelo Poder Judiciário. O projeto institui ainda o Conselho Nacional de Assuntos Notariais. O Conselho será o órgão normativo, regulador e consultivo desse serviço.

Em relação ao concurso público para os cartórios, a proposta estabelece que ficará a cargo do Poder Judiciário a organização do certame, mas estabelece novas regras, como a realização de uma prova eliminatória de múltipla escolha e uma outra dissertiva para a classificação dos candidatos.

O presidente da Associação Nacional de Defesa dos Concursos para Cartórios, André Guerra, é favorável à proposta para que as vagas ocupadas indevidamente sem concurso sejam preenchidas de maneira adequada.

"Porque o concurso de cartório é uma via de democratização ao acesso ao serviço público."

O deputado João Campos, do PSDB de Goiás, é um dos autores da chamada PEC (471/05) dos Cartórios, que gerou polêmica porque determina a permanência nos cargos dos atuais ocupantes, sem a realização de concurso público. João Campos afirmou que não é justo punir as pessoas que trabalham há anos em cartórios e foram empossadas sem concurso por causa da omissão do Poder Público.

"Se eles assumiram o cartório antes de 1994 por decisão do Tribunal de Justiça de forma precária. E por que assumiram? Porque o tribunal não ofereceu concurso. Por que que o tribunal não ofereceu concurso? Então essas pessoas não têm nenhuma culpa. Se tem alguém que tem que ser punido agora é o tribunal, se na época houve a vacância e não ofereceu concurso, não deu oportunidade a essas pessoas prestarem concurso público."

A PEC do Cartórios está pronta para ser votada em Plenário. Já a proposta que regulamenta o preenchimento dos cargos em cartórios e cria o Conselho Nacional de Assuntos Notariais ainda deve ser analisada nas Comissões de Trabalho, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça.

 

Fonte: Rádio Câmara

 

Posts relacionados

Concurso MG – Edital n. 2/2015 – EJEF informa que a sessão de proclamação e divulgação da classificação final do certame será realizada no dia 05 de julho

Giovanna
7 anos ago

Menina terá nome de pais de criação em registro de nascimento no RS

Giovanna
10 anos ago

Reino Unido proíbe casamento de estrangeiros durante Jogos Olímpicos

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile