Recivil
Blog

Comissão aprova remanejamento de notário quando cartório for extinto

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (31) o Projeto de Lei 612/11, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que determina o aproveitamento dos notários e oficiais de registro em outro serviço, em caso de extinção do cartório onde trabalham. No novo trabalho, eles deverão receber o mesmo salário e, de preferência, atuar na mesma especialidade, observados os critérios de abrangência territorial e populacional.

O texto inclui a medida na Lei dos Cartórios (8.935/94), que regulamenta os serviços notariais e de registro. Hoje a lei estabelece, como direitos do notário e do registrador, exercer opção, nos casos de desmembramento de seu cartório, pelo serviço originário ou pelo novo; e organizar associações ou sindicatos de classe e deles participar.

O relator do projeto na comissão, deputado Alex Canziani (PTB-PR), incluiu uma emenda para ressaltar que os notários e registradores são aprovados em concurso público de provas e títulos.

Segundo ele, a medida preenche uma lacuna na lei, garantindo o direito ao notário ou registrador, “que se submeteu a um árduo processo de seleção e fez um alto investimento na estruturação do serviço”, a continuar o serviço.

Tramitação
O projeto, que tramita com prioridade em caráter conclusivo, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-612/2011

 

Fonte: Agência Câmara

 

 

Posts relacionados

Aberto prazo para sugestões à regulação da interinidade em cartórios extrajudiciais

Giovanna
2 anos ago

Vai à CCJ projeto que assegura aos índios registro de prenome tradicional

Giovanna
12 anos ago

TJAC declara vagas serventias extrajudiciais de dez comarcas do Estado

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile