Recivil
Blog

Comissão aprova realização de exame de paternidade mesmo diante de registro de filiação

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (13) proposta que permite a realização de exame para investigação de paternidade mesmo diante de registro de filiação em cartório – Projeto de Lei 2383/15.

 

O relator da proposta, deputado Mandetta (DEM-MS), defendeu a aprovação do texto proposto pelo deputado Carlos Manato (PSL-ES). Mandetta entende que o direito constitucional da dignidade da pessoa humana de conhecer sua identidade genética não deve estar submetido à regulação do direito da família.

 

“Não nos parece algo razoável que os tribunais exijam previamente a anulação de registro de filiação para que se tenha êxito na investigatória de paternidade. Isso precisa de reforma legislativa urgente”, disse o relator.

 

Mandetta ainda concordou com os argumentos do autor segundo os quais conhecer a identidade genética representa um “aumento substancial da qualidade de vida”, ao permitir o diagnóstico de problemas de linhagem hereditária, tornar viável a prevenção de doenças crônicas e mesmo aumentar a possibilidade de transplantes de órgãos.

 

Tramitação


O projeto será ainda analisado conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-2383/2015

 

 

Fonte: Agência Câmara

 

 

Posts relacionados

A quais documentos se aplica a Apostila da Haia

Giovanna
9 anos ago

CNJ solicita o cadastro das serventias no Sistema de Informações da Corregedoria

Giovanna
12 anos ago

Presidente do Recivil concede entrevista para TV Globo Minas sobre as Unidades Interligadas

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile