Recivil
Blog

Com a PEC do Divórcio prevista em pauta, Senado volta ao trabalho

A expectativa é grande. A Proposta de Emenda à Constituição n 28/2009 que institui o divórcio direto poderá ser votada hoje.

Idealizada pelo IBDFAM, a PEC foi eleita como uma das cinco melhores proposições legislativas do Congresso Nacional em 2009 pelo Prêmio Congresso em Foco. Ela facilita a vida do cidadão ao acabar com a exigência da separação judicial prévia por mais de um ano ou da comprovação de separação de fato por mais de dois anos para a obtenção do divórcio.

Se aprovada, os que desejam o fim da vida comum apenas aguardarão os procedimentos burocráticos do Judiciário. Isso possibilitará economia de tempo e dinheiro para o cidadão e também para o Estado. Para as partes, o procedimento anterior implicava em exposição emocional por um período prolongado e em gasto com dois processos – o de separação e o de divórcio. Já no Judiciário, havia desperdício de tempo, trabalho e recursos públicos com as duas etapas do divórcio.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Rodrigo da Cunha Pereira, a nova lei do divórcio direto possibilita ao indivíduo tomar decisões livres e autônomas, quando já não está mais feliz como casal. "Para quê aguardar prazos desnecessários? As pessoas têm o direito de serem felizes no momento presente, sem culpa, mas com responsabilidade", destacou.

 

Fonte: Jus Brasil

 

Posts relacionados

Estado de saúde grave de noivo permite casamento sem prazo de proclamas

Giovanna
12 anos ago

Recivil disponibiliza nova versão do Cartosoft e novo módulo no WebRecivil para envio dos dados ao Sirc

Giovanna
10 anos ago

Segunda fase do Selo Digital será implantada em julho nos cartórios de Mato Grosso

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile