Recivil
Blog

Cobrança de pensão alimentícia no exterior é tema do Direito sem Fronteiras

O programa Direito sem Fronteiras, da TV Justiça desta semana fala sobre cobrança de pensão alimentícia no exterior. Participam do programa o diretor do Departamento de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Andrade Saadi, e o diretor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Paulo Lins e Silva.

 

É possível, por meio de pedido de cooperação jurídica internacional, solicitar o pagamento da pensão para o pai ou a mãe que não está com a guarda da criança e encontra-se no exterior. O pedido não pode ser feito entre juízes das nações interessadas. Ele deve ser encaminhado para a Autoridade Central para Cooperação Jurídica Internacional que, no Brasil, é representada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). Esse departamento traduz o documento na língua do país ao qual será destinado e o encaminha.

 

Para Paulo Lins e Silva, o processo é moroso e compromete a qualidade de vida do alimentado. “Os trâmites podem levar até um ano para conseguir uma resposta”, ressalta.

 

Ricardo Andrade explica que, na tentativa de reverter essa situação, o Departamento de Cooperação Jurídico Internacional do Ministério da Justiça está buscando implantar a tramitação eletrônica para esse tipo de processo. “O grande problema é que muitos países apresentam resistência a esse formato e exigem o trâmite tradicional”, destaca.

 

Reapresentações: 22/09, às 10h30; 23/09, às 9h30; 24/09, às 6h30; 25/09, às 19h; e 26/09, às 11h30.

 

 

Fonte: IBDFAM

Posts relacionados

Menor pode incluir em seu nome mais um sobrenome da mãe

Giovanna
12 anos ago

Corregedora do CNJ critica proposta de inserir solução de conflitos de família entre as atribuições dos juizados especiais

Giovanna
12 anos ago

Número de meninas em casamentos infantis é maior que o de meninos

Giovanna
4 anos ago
Sair da versão mobile