Recivil
Blog

CNJ vai regulamentar concurso para cartório em MT

“Os diversos editais de concurso juntados aos autos (Goiás, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro) corroboram a necessidade de padronização mínima das regras básicas dos diversos concursos de ingresso”, afirma o relator em seu voto.

Os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovaram a criação de comissão para regulamentar a realização de concursos para titulares de cartórios. A decisão foi tomada na sessão ordinária de terça-feira, acompanhando voto do Conselheiro Alexandre de Moraes, relator dos pedidos de providências de números 892 e 968, que solicitavam a padronização de critérios para ingresso e remoção dos titulares.

Em 2006, o Conselho analisou diversos procedimentos sobre o mesmo assunto e encontrou inúmeras ilegalidades nesta categoria de concurso. O objetivo da normatização é diminuir a demanda e assegurar os princípios de impessoalidade e isonomia das provas.

Os membros da comissão deverão ser nomeados pela presidente, ministra Ellen Gracie. O grupo terá prazo de 60 dias para apresentar ao plenário minuta de resolução.

Fonte: Arpenbrasil

Posts relacionados

Reconhecimento de união estável não altera partilha definida em contrato

Giovanna
12 anos ago

Eslováquia vota em referendo sobre adoção e casamento homossexual

Giovanna
11 anos ago

Lei dos divórcios em cartórios facilita processos

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile