Recivil
Blog

CNJ ratifica provimentos sobre atuação do serviço notarial e registral durante pandemia

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referendou os quatro provimentos editados pela Corregedoria Nacional de Justiça que uniformizaram o funcionamento do serviço extrajudicial durante o período de pandemia do novo coronavírus. A decisão, tomada durante a 63ª Sessão Virtual do CNJ, foi unânime.

Os marcos regulatórios apreciados foram: Provimento 91/2020; Provimento 93/2020; Provimento 94/2020 e Provimento 95/2020. Os normativos estabeleceram restrições ao atendimento presencial; disciplinaram o funcionamento das serventias; suspenderam prazos para a lavratura de atos notariais e de registro; autorizaram a prestação remota de registro de imóveis e o envio dos documentos necessários para emissão de certidões de nascimento e de óbito eletronicamente.

O órgão também conferiu às corregedorias dos Estados e do Distrito Federal o dever de regulamentar o funcionamento do serviço extrajudicial de suas localidades, sempre priorizando o atendimento à distância, com a adoção de medidas rígidas de prevenção ao contágio nos casos em que a presença física for imprescindível.

Os provimentos têm validade até o dia 30 de abril de 2020, podendo ser prorrogados por ato do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, enquanto subsistir a situação excepcional que levou à edição dos normativos.

 

Fonte: CNJ

 

 

Posts relacionados

Confira programação que vai ao ar no Programa “Cartório Com Você” pela TV Justiça

Giovanna
12 anos ago

Para Tribunal, mesmo não registrada, paternidade socioafetiva pode ser reconhecida

Giovanna
7 anos ago

Registro pode ser anulado pela negativa de paternidade

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile