Recivil
Blog

Clipping – Taxa de casamentos tem maior marca desde 1999 – Jornal O Estado de S. Paulo

Em 2008, chegou a 6,7%; tendência de aumento é contínua desde 2002 e é incentivada pelo Código Civil renovado

A taxa de nupcialidade legal no País chegou a 6,7% em 2008, a maior desde 1999. A tendência de aumento é contínua desde 2002, quando atingira 5,6% para a população de 15 anos ou mais, como o IBGE havia mostrado na pesquisa Estatísticas do Registro Civil.

Pesquisadores atribuem o aumento à melhoria no acesso aos serviços de Justiça, à procura de casais por formalizarem uniões consensuais, incentivadas pelo Código Civil (renovado em 2002) e por ofertas de casamentos coletivos.

A maior ocorrência entre mulheres permaneceu no grupo de 20 a 24 anos (29,7%). Entre homens, a taxa mais elevada foi registrada entre os de 25 a 29 anos (28,4%). A partir dos 60 anos, as taxas obtidas pelo homens são mais que o dobro que as das mulheres. A taxa mais alta em 2008 foi registrada no Acre (12%).

A taxa de nupcialidade legal é obtida pela divisão do número de casamentos pelo de habitantes. Esse resultado é então multiplicado por mil.

Ao abrir o capítulo da Síntese de Indicadores Sociais sobre o tema, citando que, no Brasil, o casamento regulamentado pelo Código Civil é "necessariamente monogâmico", o IBGE lembra que a Argentina oficializou em maio sua primeira união civil de um casal homossexual.


 
Fonte: O Estado de S. Paulo

 

Posts relacionados

ADI questiona recolhimento de contribuição patronal de cartorários extrajudiciais catarinenses

Giovanna
8 anos ago

Instituto de Previdência de MG não poderá exigir de pensionistas desconto de contribição de custeio

Giovanna
12 anos ago

Manaus realiza primeiro divórcio na prisão

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile