Recivil
Blog

Clipping – Tabelião que casou Dilma e Lula é afastado – Jornal do Commercio

A Corregedoria Geral da Justiça da Bahia afastou ontem o tabelião titular do 5º Tabelionato de Notas de Salvador, Agélio José Dórea Vieira, e o servidor que autenticou a cópia falsificada de uma certidão de casamento onde os noivos eram o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Um processo administrativo disciplinar também foi instaurado para apurar crime contra a fé pública pela legitimação de um documento falso, e corrupção, pois o servidor público aceitou R$ 8 por fora para realizar o serviço – quando a taxa cobrada é de apenas R$ 1.


A fraude foi realizada intencionalmente por um cidadão baiano, que tinha como objetivo provar a ocorrência de irregularidades no cartório. Ele falsificou uma cópia de certidão de casamento – com o cuidado de colocar os nomes verdadeiros dos pais do presidente e da ministra – e conseguiu autenticá-la facilmente no 5º Tabelionato de Notas. O servidor não atentou para o casal do papel e muito menos solicitou o documento original. A denúncia foi feita na última quarta-feira pelo jornal baiano Correio.


Para ocupar as funções de tabelião titular, foi designado o juiz corregedor Joselito Rodrigues de Miranda Júnior, que exercerá o cargo por 60 dias, enquanto o caso será investigado no Judiciário baiano. Além de expor a fragilidade dos cartórios, o fato repercutiu negativamente junto ao funcionalismo público da Bahia, pois o Estado é o único onde os tabeliões são servidores, e não concursados.


 


Fonte: Jornal do Commercio


Leia mais:


Clipping – Cartório autentica falsa certidão de casamento de Lula com Dilma – Correio da Bahia


 

Posts relacionados

Sindicato participará da Ação Global em Minas Gerais

Giovanna
12 anos ago

Adiado julgamento sobre permuta entre titulares de cartórios no PR

Giovanna
11 anos ago

Provimento Conjunto nº 134/2024 altera, acresce e revoga dispositivos do Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais

Giovanna
2 anos ago
Sair da versão mobile