Recivil
Blog

Clipping – Novo modelo de identidade será lançado em outubro – Folha de S. Paulo

O governo começará a emitir em outubro o novo modelo de identidade, que será único para o país e terá dez dígitos (uma sequência de nove números mais um dígito verificador). Hoje, cada Estado adota uma numeração e sistemas próprios de emissão dos documentos, sem se comunicarem. Isso leva a fraudes e possibilita que a mesma pessoa faça vários documentos.

O Instituto Nacional de Identificação estima que 1,5 milhão de carteiras de identidade estão passíveis de fraude porque foram perdidas, furtadas ou roubadas.

A emissão do novo documento começará por meio de projeto piloto em um Estado de cada região. A intenção é trocar todos os documentos –são 150 milhões hoje– em até dez anos.

Nesse período, as duas carteiras (antiga e nova) serão aceitas, pois a substituição obrigatória será gradativa e dependerá da capacidade do governo de aparelhar os institutos. Os números atuais de registro serão modificados.

A carteira será similar a um cartão bancário com chip, terá dados pessoais, CPF e título de eleitor e gravação de impressão digital. Em qualquer estabelecimento do país será possível comparar a digital e ver se o documento está, de fato, na mão de seu proprietário.

Para implementar o sistema, será necessária integração dos 27 institutos de identificação do país e mais de 4.000 postos. Os dados a serem armazenados no documento serão gravados a laser em camadas interiores, tornando impossível sua remoção por agentes químicos, segundo o governo.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a criação de um comitê gestor para definir detalhes da implementação do novo sistema e quais serão os primeiros Estados a adotarem o documento. O governo atrasou em um ano e meio a adoção do novo modelo. As primeiras carteiras digitais deveriam ser feitas em janeiro de 2009.

 

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

 

 

Posts relacionados

Com colaboração do CNJ, Congresso pode regulamentar marco legal da mediação

Giovanna
11 anos ago

Congresso Notarial Brasileiro apresenta painéis com temas atuais em primeiro dia de palestras

Giovanna
9 anos ago

Prescrição das ações por abandono afetivo conta da maioridade do interessado

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile