Recivil
Blog

Clipping – Corregedoria e PF discutem ações de combate a fraude – O Estado do Maranhão

A fraude é muito grande e não há prazo para concluir as investigações , disse o superintendente da Polícia Federal no estado, Fernando Segóvia, após reunião na manhã de ontem com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, referindo-se ao trabalho conjunto dos dois órgãos para apurar esquema criminoso de emissão de certidões de nascimento com o intuito de fraudar o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Nacional).

Detalhes do plano que incluiria a participação de cartórios chegou a conhecimento público no início da semana, após a prisão de seis pessoas que tentavam tirar carteiras de identidade falsas e conseguir a aposentadoria do INSS.

A Corregedoria e a Polícia Federal tinham conhecimento de parte do dolo desde o início do ano. Na época, não suspeitavam o tamanho das falcatruas. Como a questão vem sendo tratada com sigilo, não foi permitida a presença da imprensa na reunião.

Será um trabalho completo e demorado , disse Segóvia, sem no entanto antecipar estimativa quanto a extensão da fraude e do total de prejuízos que possa ter causado no Maranhão.

Investigação – Cartórios que trabalham com registro civil estão na mira da PF, confirmou o superintendente, revelando em seguida que parte das fraudes atendeu a intenções eleitorais. “Há hoje vários municípios maranhenses com a população menor que a do número de eleitores”, comentou.

Guerreiro Júnior disse que a Polícia Federal conduz as investigações de forma incisiva e criteriosa. Ele só irá falar sobre o assunto após o encerramento das investigações.

A autorização das comarcas para a destruição de drogas foi outro tópico da reunião. Segundo Segóvia, vários juízes estão dificultando o procedimento. Guerreiro Júnior vai conversar com eles e saber os motivos.

 

 

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão

Leia mais:

Clipping – Presos suspeitos de falsificar certidões de nascimento – Jornal da Globo

Estelionatários são presos com certidões de nascimento falsas

 

Posts relacionados

Secretário de Reforma do Judiciário prega prioridade para meios alternativos de resolução de conflitos

Giovanna
11 anos ago

INSS deve pagar pensão por morte em união homoafetiva

Giovanna
12 anos ago

Ministro Eros Grau mantém exigência de concurso público para titulares de cartório em MS

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile