Recivil
Blog

Clipping – Ciganos buscam opções para ter documentos – Jornal Hoje em Dia

Não bastasse serem vítimas de preconceito e discriminação, a maioria dos ciganos brasileiros, população hoje estimada em cerca de 1,6 milhões de pessoas, também não tem sua cidadania reconhecida. Como não são registrados, não têm certidões de nascimento, o que os impossibilita o acesso à documentação.

 

O registro de nascimento, obrigatório e gratuito, é necessário para que qualquer pessoa possa provar a sua nacionalidade brasileira, filiação e idade. Sem ele, as crianças não podem ser atendidas em posto de saúde para vacinação ou ser matriculadas em creche ou escola. Da mesma forma, sem o registro de nascimento, um adulto não pode ter os outros documentos.

 

No Estado, o Centro de Cultura Cigana de Minas Gerais, com sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata, tem cadastrados 432.503 ciganos. Desse número, segundo afirma o presidente da entidade, Zarco Fernandes, 26,85% não têm documentos, ou seja, 116.127 mil estão à margem da cidadania, e desse total, 16.788 são crianças e adolescentes que não podem freqüentar a escola por falta de documentação. Fernandes também é o líder de um dos mais importantes grupos ciganos brasileiros, o Calon. Os outros dois são o Kalderash e o Sintó.

 

Ontem, ele esteve em Belo Horizonte, a convite do presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil), Paulo Risso, para tentar encontrar uma forma de minimizar o problema. Para Risso, a questão é complexa, uma vez que não basta apenas a declaração de uma pessoa informando não ter registro de nascimento para que a situação possa ser resolvida. Risso informou que sugeriu a Fernandes que entre em contato com as lideranças de outros grupos ciganos para definir uma ação de consenso e tentar resolver o problema.

 

 

Fonte: Jornal Hoje em Dia – 30/05/07

Posts relacionados

CGJ-MG avisa extravio de selo de fiscalização da comarca de Ouro Preto

Giovanna
12 anos ago

TJ estabelece normas para provimento de juízes nas comarcas

Giovanna
12 anos ago

Cartórios irão desburocratizar o país – Jornal Paraná Centro

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile