Recivil
Blog

CGJ vai analisar pedido de providências do IBDFAM para padronizar a conversão de união estável em casamento em todo o Brasil

Em atendimento ao pedido de providências enviado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), em junho deste ano, para que seja regulamentado em âmbito nacional o procedimento de conversão de união estável em casamento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encaminhou o pedido para a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ). O relator, conselheiro Saulo Casali Bahia, entendeu que o pedido do Ibdfam trata-se de matéria de caráter notarial e registral, e que, portanto a questão deve ser submetida à apreciação da CGJ. 
 
Em julho deste ano, o então relator do processo determinou a expedição de ofícios aos Tribunais de Justiça dos Estados para que estes indicassem e reproduzissem os atos normativos que disciplinam o procedimento de conversão de união estável em casamento. Segundo informações prestadas pelos Tribunais, nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Alagoas, Roraima, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte não há regulamentação acerca do assunto e, naqueles em que houve edição de provimentos, não há uniformidade nos procedimentos adotados. 
 
Para Saulo Casali Bahia, a adoção de procedimentos diferenciados pelos Tribunais, em princípio, justificaria a edição de ato normativo, conforme propõe o pedido de providências enviado pelo Ibdfam.
 
De acordo com o voto do Conselheiro, a Lei 12.133/09, que alterou o artigo 1526 do Código Civil, permitiu a simplificação dos procedimentos para realização do casamento, porém, não normatizou a conversão da união estável em casamento. “Ocorre que, tratando-se de matéria de caráter notarial e registral, com fundamento no artigo 8º, inciso X, do Regimento Interno do CNJ, que a questão deve ser submetida à apreciação da Corregedoria Nacional de Justiça que, se assim entender necessário, editará o ato normativo pleiteado”, disse.

 
Fonte: Ibdfam
 
 
 
 
 

Posts relacionados

Uso de nome social no Enem por transexuais cresce 172%

Giovanna
10 anos ago

Comissão do concurso para serviços extrajudiciais do Rio Grande do Norte marca audiência pública

Giovanna
12 anos ago

Novas plataformas tecnológicas serão abordadas no XX Congresso Brasileiro

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile