Recivil
Blog

CGJ – PE recebe acervo de registro civil digitalizado

O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador José Fernandes de Lemos, recebeu, nesta quinta-feira (18), dois HDs com o acervo digitalizado de Registro Civil de todo o estado, resultado de um levantamento realizado voluntariamente pela Sociedade Genealógica de Utah. O trabalho faz parte de um convênio entre a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) e aquela instituição. Durante todo o trabalho, a Sociedade Utah, de origem norteamericana, fez a captura de mais de 300 mil imagens.

“Além de significar economia para o Poder Público, a digitalização é um serviço de relevância, pois os documentos antigos são suscetíveis de deterioração”, declarou o diretor da Sociedade Genealógica para o Sul da América Latina, Mário Silva. A diretora de Documentação Judiciária (Didoc) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Maria José Alves, que acompanhou o trabalho, chamou atenção para a necessidade do material colhido chegar ao conhecimento da sociedade. “A população precisa saber que todo esse arquivo digital já está disponível no Memorial de Justiça de Pernambuco”, disse ela.

O convênio firmado com a Sociedade Utah, assinado em 2004, prevê que o processo de digitalização será gratuito, o que implica em uma economia de R$ 2,4 milhões ao Poder Judiciário. Coube ao TJPE possibilitar o acesso aos documentos e todo o espaço físico necessário e adequado para a atuação dos pesquisadores, técnicos e equipamentos de digitalização.

Foram digitalizados documentos referentes à genealogia da população pernambucana (filiação, casamentos e demais atos civis) registrados no período de 1889 a 2005 disponíveis nos cartórios. O contrato determina que serão também digitalizados inventários e testamentos até o ano de 1908, sob a guarda do Memorial da Justiça. O acervo do primeiro período de pesquisa representa mais da metade do total de registros existentes nos cartórios.




Fonte: TJPE


 

Posts relacionados

Juiz concede adoção, mas mantém paternidade do pai biológico

Giovanna
7 anos ago

Concurso para cartórios extrajudiciais oferece 127 vagas no Tocantins

Giovanna
11 anos ago

Recesso de cartórios dispensa firma reconhecida em autorização para viagem de menor

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile