Recivil
Blog

Certidões de nascimento, óbito e casamento serão eletrônicas no Piauí

A partir de agora qualquer certidão civil emitida nos cartórios do Piauí, como as de nascimento, casamento e óbito, serão emitidas eletronicamente. Ou seja, o papel será desnecessário e os dados ficarão numa rede interligada com a Central Nacional do Registro Civil (CRC Nacional).

 

Ontem, o Tribunal de Justiça do Piauí lançou a Central de Registro Civil do Piauí (CRC-PI). O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, corregedor do TJ, disse que a rede vai evitar por exemplo danos aos documentos, como perda, por exemplo, e permitirá a emissão de documentos entre estados diferentes.

 

“É a era da modernidade e da tecnologia. O cidadão poderá emitir no Piauí a segunda vida no seu documento se for registrado em outro estado”, comentou o desembargador. Além disso, ao registrar a certidão de nascimento do filho, o pai terá também emitido o CPF do recém-nascido.

 

O corregedor também ressalta que a interligação dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais a órgãos do Poder Judiciário e da Administração Pública atende ao interesse público por possibilitar a racionalidade e a desburocratização da emissão de certidões diversas.

 

A CRC-PI será normatizada por meio de Provimento a ser assinado pelo corregedor- -geral da Justiça do Estado do Piauí durante a solenidade. A CGJ-PI é ainda responsável pela fiscalização e disponibilização do sistema informatizado às serventias conveniadas. No Piauí, mais de cem cartórios realizam atos de registro civil.

 

 

Fonte: Jornal O Dia
 

Posts relacionados

Clipping – Titular terá que fazer concurso – Jornal Correio Braziliense

Giovanna
12 anos ago

Lei determina que cartórios de Curitiba atendam clientes no prazo de 20 minutos

Giovanna
11 anos ago

Gratuidade em ação de alimentos não exige prova de insuficiência financeira do responsável legal

Giovanna
6 anos ago
Sair da versão mobile