Recivil
Blog

Certidão de Óbito será emitida no IML do RJ através de Unidade Interligada de Registro Civil

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Civil, vai inaugurar a primeira Unidade Interligada de Registro Civil a funcionar nas dependências do Instituto Médico Legal (IML).  A unidade será um posto avançado do Serviço do 9º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) da Comarca da Capital dentro do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, localizado na Leopoldina. A solenidade ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, às 10h, com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz, do chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, e do Registrador do 9º Registro Civil de Pessoas Naturais da Comarca da Capital, Alaor Mello.

 

A unidade efetuará os registros – caso o óbito tenha ocorrido em sua área de atuação – ou encaminhará a documentação para registro no RCPN com atribuição territorial do local do falecimento. Em ambos os casos a certidão de óbito será feita na própria Unidade Interligada, com o objetivo de eliminar a demora na liberação de corpos, evitando o deslocamento de familiares do ente falecido para a obtenção do instrumento necessário ao sepultamento, abreviando o sofrimento daqueles que se encontram nesta situação.

 

A Unidade Interligada está conectada eletronicamente a todos os Serviços de RCPN do Estado, através da utilização do sistema da Central de Registro Civil da Associação dos Registradores Civis do Estado do Rio de Janeiro – CRC-ARPEN/RJ.

 

A iniciativa inédita no Estado do Rio de Janeiro foi uma parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, em cumprimento ao Provimento CGJ nº 68/2014, elaborado em analogia ao Provimento nº13/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que trata dos registros de nascimento em unidades de saúde, colaborando com a Recomendação nº 18 do Conselho Nacional de Justiça para que as unidades interligadas também promovam registros de óbito.

 

Estimulados pela perspectiva de expansão deste modelo de Unidade Interligada, o Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro estão em entendimentos com a Polícia Civil para formalizar termo de convênio que possibilite a instalação de Unidades Interligadas em todos os Institutos Médicos Legais do Estado.

 

A instalação de Unidades Interligadas nos Institutos Médicos Legais dará segurança e mais conforto para todos, num grande passo para maior agilidade e eficiência aos registros de óbito, além de combater fraudes e minimizar transtornos causados pela demora na liberação de corpos para sepultamento.

 

A Unidade Interligada no Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto funcionará das 9h às 17h durante a semana, com plantões das 9h às 12h nos sábados, domingos e feriados.

 

 

Fonte: TJRJ

 

 

Posts relacionados

Suspensa decisão que determinava retomada de pagamentos de vencimentos a Registrador

Giovanna
12 anos ago

Provimento do CNJ nº 17 – Modifica artigos do Provimento nº 13 que dispõe sobre a emissão de certidões de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizam partos

Giovanna
12 anos ago

Procuração pública teria evitado quebra de sigilo, esclarece Anoreg

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile