Recivil
Blog

Ceja realiza seminário sobre adoção

A partir de quinta-feira, 10 de setembro, até domingo, 13 de setembro, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) promove o Seminário ítalo-brasileiro sobre adoção de crianças e adolescentes. O evento acontece no Ouro Minas Palace Hotel e busca favorecer o intercâmbio de experiências entre autoridade italianas e mineiras no que se refere às políticas de adoção e à formação de profissionais habilitados para lidar com esse procedimento legal.

A iniciativa, pioneira no Brasil, congrega magistrados, técnicos e servidores de ambos os países, além de representantes de entidades italianas ligadas à adoção. Segundo a coordenadora da Ceja, Liliane Maria Lacerda Gomes, o objetivo do Seminário é “compartilhar vivências, discutir práticas e procedimentos do Judiciário mineiro e, finalmente, apresentar à delegação italiana o funcionamento da Ceja e dos órgãos que atuam junto com ela em favor da criança e do adolescente, como o Juizado da Infância e da Juventude”.

Brasil e Itália: parceria de sucesso

A Itália é um dos destinos mais freqüentes das crianças brasileiras adotadas, constituindo uma alternativa de inserção para meninos e meninas que não tiveram chance de serem acolhidos por famílias adotivas em seu país de origem. De acordo com Liliane Gomes, garante-se, dessa forma, “a efetivação do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, ainda que no estrangeiro”.

No País, Minas Gerais conta com uma das políticas de adoção mais sistemática e organizada. Desejando tomar contato com os diferentes métodos e estratégias nacionais, a comissão italiana em visita ao Brasil conhecerá também a Bahia e São Paulo.

O estreitamento de laços já institucionalizados e o aprendizado mútuo, sempre com os olhos postos no bem-estar dos adotados, são metas desse Seminário de adoção, que inclui palestras, discussões abertas e visitas técnicas ao Juizado da Infância e da Juventude e a abrigos mineiros.

Entre os convidados para falar estão membros da Ceja, como o presidente da Comissão, desembargador Célio César Paduani, o desembargador Wagner Wilson Ferreira, o procurador de justiça Sérgio Parreiras Abritta e a juíza de direito Valéria da Silva Rodrigues, além de diversos colaboradores, como o juiz de direito Marcos Flávio Lucas Padula e a psicóloga judicial Rosilene Miranda Barroso da Cruz, da Vara da Infância e da Juventude, educadores e representantes do governo do Estado.

Objetivos

De acordo com a comissão organizadora, a expectativa é que os frutos da reunião de esforços possibilitem “uma posterior difusão de boas práticas em ambos os países, tanto no que diz respeito à fase anterior à adoção, como às exigências ligadas ao acompanhamento pós-adoção”.

Por essa razão, a associação entre os países também prevê um estágio de uma equipe brasileira na Itália, com ênfase em aspectos como a cultura da adoção no país europeu, os processos pelos quais as crianças são incorporadas aos novos lares e às comunidades de que farão parte, o acolhimento na chegada à Itália e a fase de adaptação posterior à adoção.

O Istituto degli Innocenti, em Florença, é a instituição responsável pela realização desse projeto de formação e pela definição das relações econômicas com os fornecedores dos serviços necessários para a realização do programa de cooperação internacional entre Brasil e Itália.

O Seminário ítalo-brasileiro sobre adoção de crianças e adolescentes é uma realização da Ceja e conta com o apoio da Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef) e da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom).

A Comissione per le Adozioni Internazionali (CAI), agência que representa a autoridade central da Itália, também integra a comissão organizadora do Seminário. Outra entidade envolvida é a organização não-governamental Centro Internazionale per l’Infanzia e la Famiglia (Cifa Onlus), mediadora da adoção de crianças e adolescentes do Brasil, Camboja, Etiópia, Filipinas, Indonésia, Peru, Tailândia e Vietnã.

O Seminário é um evento fechado e as inscrições já foram encerradas. Para mais informações, favor contactar a Ceja, nos telefones 3339-7725 ou 3339-7726 ou pelo e-mail ceja@tjmg.jus.br.


 


Fonte: TJMG


 

Posts relacionados

Justiça Aberta disponibiliza acesso a cadastro dos cartórios

Giovanna
12 anos ago

Portaria nº 925/CGJ/09 – Institui o Regulamento da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais

Giovanna
12 anos ago

Guarda compartilhada pode ser decretada mesmo sem consenso entre pais

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile