Recivil
Blog

CCJ vota efetivação sem concurso de substituto em cartório

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) poderá votar hoje a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 471/05, do deputado João Campos (PSDB-GO), que efetiva em seus cargos, sem concurso público, os atuais responsáveis e os substitutos de serviços notariais e de registro. O relator, deputado Ivan Ranzolin (PFL-SC), é favorável à admissibilidade da PEC.

João Campos lembra que a Lei 8935/94 remeteu às legislações estaduais as normas dos concursos de provimento e remoção, omitindo a situação dos atuais responsáveis por esses serviços. “Não é justo, no caso de vacância, deixar ao desamparo essas pessoas experimentadas, que estão há anos na qualidade de responsáveis pelas serventias (cartórios)”, afirma Campos.

Equiparação de salários
A pauta da comissão inclui ainda, entre outras matérias, a Proposta de Emenda à Constituição 512/06, do deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL), que define valor idêntico para os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados federais, senadores e ministros de Estado. A iniciativa do projeto de lei que fixa o subsídio dos ministros do Supremo continuaria com o STF.

Thomaz Nonô afirma que nenhum poder da União é mais importante do que o outro, razão pela qual não se justifica a distinção entre os salários. O relator, deputado Colbert Martins (PPS-BA), é favorável à admissibilidade da PEC.

Fonte: Agência Câmara

Posts relacionados

Maria e Davi lideram ranking de nomes mais usados para registrar bebês em SP

Giovanna
11 anos ago

Filho fora do casamento justifica separação mas não implica em dano moral

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital 02/2007 – Serventia é excluída do concurso

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile