Recivil
Blog

CCJ aprova projeto que aumenta direito da mãe em registro do filho

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 817/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que amplia os direitos da mãe no que se refere ao registro de nascimento do filho.

O texto altera a Lei de Registros Públicos (6.015/73). De acordo com esse texto, o pai deve registrar o filho no prazo de 15 dias. Em caso de falta ou impedimento do pai, a mãe terá o prazo de 45 dias para fazê-lo.

O projeto estabelece que o registro poderá ser feito pelo pai ou pela mãe, isoladamente ou em conjunto, no prazo de 15 dias. No caso de falta ou impedimento de um dos dois, o outro terá prazo prorrogado por 45 dias para fazer o registro.

Bueno lembra que a Lei de Registros Públicos deve submeter-se à Constituição Federal, que prevê a igualdade entre homens e mulheres perante a lei.

O relator, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), recomendou a aprovação da matéria. “O projeto corrige uma discrepância na legislação de registros públicos, ao permitir que a mãe possa, em igualdade de condições com o pai, proceder ao registro do filho”, afirmou.

O parecer foi lido pelo deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), já que Mendes não estava presente na reunião.

Por tramitar em caráter conclusivo, o projeto seguirá diretamente para o Senado, a menos que haja recurso para sua análise pelo Plenário.

Íntegra da proposta:




Fonte: Agência Câmara
 
 
 

 

Posts relacionados

Ministro concede entrevista para emissoras de rádio sobre mobilização pela certidão de nascimento

Giovanna
12 anos ago

Pernambuco vai ampliar Programa Minha Certidão

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital n. 01/2007 – EJEF publica a relação dos candidatos que escolheram os serviços de tabelionato e de registro

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile