Recivil
Blog

Cataguases recebe Curso de Qualificação do Recivil

Cataguases (MG) – A penúltima edição dos Cursos de Qualificação oferecidos pelo Recivil no ano de 2010 ocorreu na cidade de Cataguases, na região da Zona da Mata, nos dias 27 e 28 de novembro. Trinta e uma pessoas acompanharam atentamente as explicações e orientações do instrutor Helder Rodrigues da Silveira.

O instrutor Helder Rodrigues da Silveira comentou sobre temas que trouxeram muita discussão entre a turma

Durante os dois dias de evento, o instrutor abordou a legislação e os principais conceitos e práticas relativos ao registro civil. Um dos assuntos mais polêmicos, que gerou dúvidas entre os alunos e trouxe bastante discussão, foi em relação ao óbito.

Segundo Helder, o sub-registro de óbito é um dos problemas que têm que ter mais atenção do Governo. “O Governo Federal fica preocupado com o sub-registro de nascimento e esquece o sub-registro de óbito. Deveria haver uma grande campanha nesse sentido, porque a ausência do registro de óbito traz problemas muito sérios à família e, principalmente, ao próprio Governo”, explicou.

Helder ressaltou os artigos 77, 79, 80 e 81 da Lei 6.015/73, assim como o Ofício Circular 01/1996 da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, que recomenda aos registradores civis a não aceitarem D.O. rasurada ou ilegível, com  campos em branco ou incorretos.

Curso em Cataguases reuniu 31 pessoas da região

Para a Oficiala do distrito de São Manoel do Guaiaçu, município de Dona Euzébia, Ivonete Menezes da Silva Oliveira, outro assunto que chamou a atenção foi em relação ao casamento de estrangeiros. “Apesar de nunca ter feito um casamento de estrangeiro aqui na serventia, achei o assunto muito interessante”, disse a Oficiala, que também comentou sobre o que achou do curso. “Achei excelente, tirei muitas dúvidas, aprendi muito e vi que estou precisando aprender mais, mais e mais”, completou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo Oficial substituto de São João Nepomuceno, Luiz Fernando Tomey. “Aprendi muito. Pensava que sabia alguma coisa, mas ainda falta muito pra eu aprender, e dependo de vocês do Recivil e vamos sempre pedir a ajuda de vocês, porque não tem como nós trabalharmos sozinhos”, explicou Luiz Fernando.

Ao final do curso, o Recivil sorteou cinco exemplares do Compêndio das Principais Leis e Atos Administrativos referentes aos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais e distribuiu os certificados de participação do curso.

Alunos posam para foto com certificados em mãos após o término do curso

A próxima edição do Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil está prevista para os dias 11 e 12 de dezembro na cidade de Ipatinga, na região do Vale do Aço. A cobertura completa de todos os cursos promovidos pelo Recivil está disponível no site do Sindicato (www.recivil.com.br, no ítem “Sindicato em Ação”).

 

Posts relacionados

Reconhecimento de paternidade obriga incluir sobrenome

Giovanna
12 anos ago

Portaria MJ – Obriga o registro no MJ de notários e registradores que exerçam microfilmagem

Giovanna
12 anos ago

Justiça procura pais que não registram filhos

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile