Recivil
Blog

Casamento civil poderá ser feito por videoconferência em Belo Horizonte – Jornal O Tempo

Em Portaria publicada nesta quarta-feira (22) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), fica determinado que casamento civil poderá ser registrado por videoconferência em três cartórios de Belo Horizonte. O serviço já está disponível para a população.

Os serviços estão disponíveis no 7º Tabelionato de Notas da capital, no Ofício de Registro Civil com Atribuição Notarial do Barreiro e no Ofício de Registro Civil com Atribuição Notarial de Venda Nova. A plataforma está disponível para os usuários, nas páginas da internet de cada uma dessas serventias. Para utilizá-la, os usuários devem realizar um cadastro prévio e validá-lo, conforme as orientações recebidas por e-mail.

Segundo o TJMG, a assinatura de escrituras também poderá ser feita de maneira eletrônica. Para os procedimentos em que haja necessidade de certificado digital, os cartórios irão informar como obtê-los.

Nos casos em que uma ou mais partes não tenham certificado digital, o ato será iniciado com documento na forma convencional impressa, no qual serão coletadas as assinaturas manuscritas, seguidas de sua digitalização, passando a tramitar na forma digital até sua conclusão.

De acordo com a portaria 6.405, o atendimento será feito ao público em geral, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e a órgãos da Administração Pública Direta, e tem o objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços.

O projeto "representa inegável conquista para a racionalidade, economia orçamentária, eficiência, segurança jurídica e desburocratização, sem prejuízo da autenticidade, da segurança e da eficácia dos atos praticados", informa.

 

Fonte: O Tempo

 

 

Posts relacionados

Clipping – Direito e Justiça – Função promocional do testamento – Jornal Estado de Minas

Giovanna
12 anos ago

Maternidades do Mato Grosso do Sul possuem Unidades que efetuam registro civil de nascimento

Giovanna
12 anos ago

Programa Pai Legal realizou quase 350 testes de paternidade no Pará no primeiro semestre

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile