Recivil
Blog

Cartórios já podem emitir certificados digitais em SP

Em decisão inédita no país, o Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionatos de Notas de todo o Estado a atuarem como postos de emissão de Certificados Digitais para a população brasileira.

O Certificado Digital é um documento digital, dotado de um chip, que comprova eletronicamente a identidade de uma pessoa ou empresa na Internet.

A decisão vai atender uma demanda prevista de 600 mil empresas que enfrentavam dificuldades para atender os prazos para entrega de declarações à Receita Federal pela falta de postos de emissão.

Com a autorização, apenas no Estado de São Paulo, mais de 2 mil Cartórios poderão se tornar postos de emissão, com a novidade de entregar ao usuário solicitante o certificado digital no ato da emissão.

A medida também cria a emissão de certidão do ato de validação presencial, conferindo maior segurança e fé pública a todo o processo de validação presencial dentro da ICP-Brasil, responsável pelo conjunto de normas que rege o processo de documento eletrônico no Brasil.

O Certificado Digital emitido pelos cartórios conta ainda com o chamado Carimbo de Tempo, uma chancela eletrônica que confirma a data e a hora em que documento digital foi assinado.

A emissão de Certificados Digitais pelos cartórios paulistas atende a uma necessidade do mercado, uma vez que os postos de emissão de certificados digitais não davam conta da grande demanda de emissão do documento eletrônico, obrigando a Receita Federal a constantemente prorrogar os prazos para entrega de declarações das empresas no formato digital.

A demanda por certificado digital abrange, em 2010, cerca de 600 mil empresas que terão de emitir eletronicamente suas notas fiscais de mercadorias – e para isso necessitam de um certificado digital – e cerca de 1,4 milhão de empresas cujas declarações terão de ser entregues com certificação.

Além disso, cerca de 240 mil empresas necessitam emitir NF-e desde abril deste ano. A emissão de certificados para essa finalidade cresceu 300% no primeiro trimestre de 2010 ante o mesmo período de 2009, atingindo cerca de 240 segmentos industriais de todos os portes.

A outra grande demanda está associada às empresas que precisam entregar, à Receita Federal, com certificação digital (e-CPF ou e-CNPJ), suas declarações de lucro real, arbitrado e também lucro presumido. São cerca de 1,4 milhão de empresas, que têm prazo até o final de julho para fazer a entrega.

Até agora, apenas cerca de 15% dessas empresas tiraram o certificado. Nesse universo, a emissão cresceu 430% nos três primeiros meses de 2010 contra o mesmo período de 2009. No ano passado, a exigência recaía sobre as empresas que declaram com base no lucro real e presumido.

 

Fonte: Bol Notícias

 

 

Posts relacionados

Guarda compartilhada do filho poderá ser obrigatória em caso de desacordo dos pais

Giovanna
11 anos ago

Comissão aprova projeto que obriga carteira de identidade com chip

Giovanna
10 anos ago

Espírito Santo tem 176 cartórios vagos, aponta levantamento do tribunal

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile