Recivil
Blog

Cartórios de São Paulo passam a emitir o CPF nas certidões de nascimento

Em uma iniciativa pioneira no País, os Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo e a Receita Federal lançam na próxima terça-feira (01.12), o serviço de emissão de CPF para recém nascidos no Estado de São Paulo diretamente nas certidões de nascimento. O serviço será gratuito ao cidadão, que atualmente paga R$ 7,00 nos postos conveniados com a Receita Federal.


Através da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), o projeto abrangerá todos os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, presentes em todos os municípios paulistas e também em pequenos Distritos e Subdistritos do Estado, e que realizam em média 60 mil nascimentos mês, sendo cerca de 20 mil diretamente em maternidades. Após São Paulo, o projeto será expandido para os Estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina, Acre e Rondônia.


Além da comodidade e gratuidade do serviço, a emissão do CPF diretamente no ato de registro de nascimento atende a uma demanda da população mais carente que necessita deste número para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público. De acordo com a Receita Federal, de janeiro a outubro de 2015, foram emitidos quase 100 mil números de CPF para menores de um ano de idade no Estado de São Paulo.


A inscrição do recém nascido também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.  


Lançamento:

 

Data: 1º de dezembro, às 9h30

Local: Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 30º Subdistrito da Capital – Ibirapuera

Endereço: Avenida Padre Antônio José dos Santos, 1568, Brooklin, São Paulo – SP


Após o lançamento, a imprensa poderá acompanhar a emissão da primeira certidão na Santa Casa de Santo Amaro (Rua Isabel Schmidt, 59, Santo Amaro, São Paulo – SP)

 

 

Fonte: Arpen-SP

 

 

Posts relacionados

Jurisprudência do STJ – Direito civil e processual civil – Adjudicação de direitos hereditários do herdeiro devedor de alimentos

Giovanna
11 anos ago

TJ paulista amplia horário de atendimento em cartórios

Giovanna
12 anos ago

Uso prolongado de outro nome permite mudança em registro civil, diz STJ

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile