Recivil
Blog

Candidata transexual tem direito a concorrer com nome de mulher

O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu em parecer a desaprovação do  DRAP (Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários )do PSB (Partido Socialista Brasileiro), porque o partido não teria cumprido a cota de gênero da Lei Eleitoral, que exige o mínimo de 30% demulheres concorrendo. O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro)negou o provimento do parecer, em sessão a última sexta-feira ((1/8).

A relatora do processo, juíza Ana Tereza Basílio, rejeitou a interpretação que atribuía ao transexual o sexo masculino, lembrando que a opção de gênero era "um direito da pessoa humana". Além disso, segundo colocado pela juíza, a candidata já havia obtido obteve uma decisão judicial que reconhecia sua identidade feminina. O voto foi acompanhado por unanimidade.

A ata da convenção partidária é o principal documento do processo do DRAP, que, se rejeitado pelo plenário, impediria a candidatura de deputados estaduais e federais no Estado.

 

O TSE faz campanha desde março deste ano visando incentivar mulheres a ingressarem na vida político-partidária. No entanto, para a socióloga e fundadora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Guacira Oliveira, entrevistada pela ONG, o sistema político é esxcudente e patriarcal e, mesmo com as cotas, os partidos se esforçam para, ao máximo, alcançar o número mínimo da cota. “Mesmo cumprindo as cotas, o número de mulheres eleitas permaneceu praticamente o mesmo. Pelo sistema eleitoral, só se elege quem já está aliado ao poder econômico ou no poder. E as mulheres não estão nesse espaço,” aponta Oliveira.

Paradoxalmente, as mulheres representam 51,5% da população brasileira (110,5 milhões).

 

Fonte: Última Instância

 

 

Posts relacionados

Mais de 400 casais participarão de Casamento Comunitário em São Luís (MA) no dia 14 de julho

Giovanna
12 anos ago

Comissão aprova projeto que simplifica inclusão de etnia indígena em certidões e carteira de identidade

Giovanna
4 anos ago

Lançado novo sistema eletrônico de pesquisa de Atos Normativos do CNJ

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile