Recivil
Blog

Câmara aprova visto temporário para estrangeiro no Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 7509/06, do Senado, que torna possível a concessão de visto temporário, por até 90 dias, a estrangeiro portador de documento de viagem emitido por governonão reconhecido pelo Brasil. A proposta também permite a concessão no caso de documento sem validade para o Brasil, desde que o estrangeiro esteja em viagem de negócios ou de turismo, em missão comercial ou econômica.

O projeto, que foi aprovado em caráter conclusivo, altera o Estatuto dos Estrangeiros (Lei 6815/90) e agora segue para a sanção presidencial.

O relator da matéria, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), defendeu a aprovação. “Um Estado, independentemente do reconhecimento de outros, existe e possui personalidade jurídica de cunho internacional”, ressaltou. Um exemplo, disse, seria Taiwan, que se pretende estado independente, mas que, para a República Popular da China, é parte integrante de seu território. Na avaliação do parlamentar, esse tipo de disputa não pode interferir nos direitos pessoais dos habitantes.

Documentação
Regis de Oliveira observa que o instrumento adequado para ir a outro país com o qual o Brasil tenha relacionamento diplomático é o passaporte. Um outro documento seria o laissez passer – que, no entanto, é válido para uma única viagem e deve ser recolhido na chegada ou na saída do país.

O relator acrescenta que o Estatuto do Estrangeiro estabelece as proibições legais para conceder o visto: aos menores de 18 anos desacompanhados do responsável legal ou sem sua autorização expressa; a quem for considerado nocivo à ordem pública ou aos interesses nacionais; ao anteriormente expulso do país, salvo se a expulsão tiver sido revogada; ao condenado ou processado em outro país por crime doloso, passível de extradição segundo a lei brasileira; e ao que não satisfaça as condições de saúde estabelecidas pelo Ministério de saúde.

 

Fonte: Agência Câmara

 

Posts relacionados

Não há guarda compartilhada em divórcio litigioso

Giovanna
12 anos ago

Conselheira suspende concurso para cartórios do TJPA

Giovanna
11 anos ago

Governo de Utah (EUA) se recusa a processar família polígama

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile