Recivil
Blog

Câmara aprova proposta que facilita registro de nomes tradicionais indígenas

Texto segue para sanção presidencial.
 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5855/13, do Senado, que assegura o registro público de nomes tradicionais indígenas.
 

A proposta altera a Lei 6.015/13, que proíbe o registro de crianças com nomes que as exponha ao ridículo.
 

A relatora da proposta, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), lembrou que a luta contra a discriminação deve ser permanente no Brasil. “Essa medida busca assegurar a igualdade de tratamento e, como tal, deve ser colocada em prática imediatamente”, disse.
 

O secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto, apoia a iniciativa. "Cada povo tem uma língua, uma forma de nomear suas descendências. E o reconhecimento pelo Estado brasileiro desse direito dos povos de terem os seus próprios nomes registrados é importante.”
 

Segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo de 2010 registrou cerca de 305 povos indígenas espalhados em todo o território brasileiro.

 

Tramitação

Como tramita em caráter conclusivo e já havia sido aprovado pelo Senado, o projeto seguirá direto para sanção presidencial. A proposta só será analisada pelo Plenário da Câmara se houver requerimento aprovado nesse sentido.

 

Íntegra da proposta:

PL-5855/2013
 

Fonte: Site da Câmara dos Deputados

Posts relacionados

Mãe espera há quatro dias para enterrar filho no entorno do DF

Giovanna
12 anos ago

Minas vai realizar primeiro casamento coletivo gay

Giovanna
12 anos ago

TV Justiça exibe nesta quarta-feira (11) programa sobre união estável entre homossexuais

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile