Recivil
Blog

Câmara aprova projeto de adoção por homossexuais

Comissão da Câmara aprova projeto que prevê adoção por casais homossexuais

A Comissão Especial da Lei de Adoções da Câmara aprovou nesta terça-feira (02/01) um relatório que prevê alterações na legislação nacional sobre adoção. Dentre as modificações está a possibilidade de adoção por casais homossexuais. O relatório será enviado agora ao Plenário para votação.

Segundo a assessoria da Câmara, o texto da comissão, criada em abril especialmente para analisar os projetos de lei que propõe alteração na lei de adoção, prevê também a criação listas nacionais de adoção de crianças e adolescentes disponíveis para adoção e de pessoas interessadas em adotar. Atualmente os cadastros são feitos por comarcas. O documento também prevê a garantia de licença de 15 dias para adotantes.

A autora do projeto é a deputada Teté Bezerra (PMDB-MT). Para ela, as modificações propostas vão tornar mais transparentes os procedimentos de adoção e evitar problemas que hoje afligem as famílias interessadas.

O relatório institui ainda regras para o abrigamento de menores, adoção internacional e sobre o arrependimento dos pais biológicos em dar os filhos à adoção. O documento também institui regras para simplificar o procedimento de adoção, considerado burocrático e lento por especialistas.

Posts relacionados

Suspensa expulsão de estrangeiro com filhos brasileiros economicamente dependentes

Giovanna
12 anos ago

Registro Civil de transexuais e conversão da união estável em casamento são tema de plenárias da primeira tarde do XI Congresso

Giovanna
12 anos ago

Senado inclui proteção de dados pessoais como direito fundamental na Constituição

Giovanna
4 anos ago
Sair da versão mobile