Recivil
Blog

Busca por testamentos aumenta 134% na pandemia, diz levantamento de cartórios

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Com a crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus, a busca pela formalização de testamentos em cartórios aumentou 134% entre os meses de abril e julho em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos, o Brasil passou de 1.249 testamentos em abril para 2.918 em julho.

Os dados foram levantados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) e, segundo a entidade, os tabeliães têm observado aumento na busca por orientações sobre os atos por idosos e profissionais da saúde, mais expostos ao contágio da covid-19, e até mesmo jovens.

O estado líder no crescimento de pedidos foi o Amazonas (1.000%), seguido por Ceará (933%), Roraima (400%), Distrito Federal (339%), Maranhão (300%) e Mato Grosso (300%).

A presidente do CNB-CF, Giselle Oliveira de Barros, observa que perfis de cidadãos que antes não pensavam em planejamento sucessório passaram a refletir sobre o assunto com a pandemia de coronavírus.

“O aumento da procura pelo ato demonstra a preocupação das pessoas diante de um cenário difícil e de muitas incertezas, sendo o testamento a melhor maneira de assegurar sua vontade, por meio da orientação legal de um notário sobre como realizar a distribuição de bens de acordo com a legislação vigente”, analisa.

Desde o final de maio, com a edição do Provimento nº 100, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os testamentos passaram ser realizados online, por meio da plataforma e-Notariado.

 

Fonte: UOL

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Posts relacionados

Mulher que viveu união estável com sexagenário só tem direito aos bens obtidos com trabalho do casal

Giovanna
12 anos ago

Aprovada em 1º turno PEC do divórcio

Giovanna
12 anos ago

Juiz de Fora recebe pela primeira vez ações da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

Giovanna
9 meses ago
Sair da versão mobile