Recivil
Blog

Brasil registra recorde de pessoas que mudaram nome e sexo em cartório

Brasil registra recorde pessoas que mudaram nome e sexo em cartório Getty Images

Nos primeiros seis meses de 2022, foram 1.124 alterações, 43,7% a mais que no ano passado

Desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2018, que reconheceu o direito de transgêneros e transexuais de adequarem sua identidade percebida à identidade real em seus documentos de identificação, é a primeira vez que o Brasil registra em um semestre o maior número de pessoas que mudaram o nome e o sexo em Cartório de Registro Civil.

Nos primeiros seis meses de 2022, foram 1.124 alterações, 43,7% a mais que no ano passado com 782 registros. Só no estado de São Paulo, o 1º semestre do ano foi o segundo com mais mudanças de nome e sexo desde 2018. O número é 23,5% maior que o registrado no ano de 2021.

A nova legislação permite realizar o processo de alteração de gênero em nome nos Cartórios de Registro Civil com a necessidade da apresentação de todos os documentos pessoais, comprovante de endereço e as certidões dos distribuidores cíveis, criminais estaduais e federais do local de residência dos últimos cinco anos, bem como das certidões de execução criminal estadual e federal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do Trabalho.

Regulamentada pelo Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a decisão prevê a possibilidade de alteração de nome e gênero sem necessidade de cirurgia de mudança de sexo e de autorização judicial, basta ir aos Cartórios de Registro Civil de todo o País.

Autores: Alisson Negrini e Victória Cócolo da CNN em São Paulo

Fonte: CNN Brasil

Posts relacionados

Portaria nº 4.206/CGJ/2016 – Dispõe sobre a implantação do Selo de Fiscalização Eletrônico nos serviços notariais e de registro que especifica

Giovanna
10 anos ago

Invento patenteado não entra na partilha de bens

Giovanna
12 anos ago

Corregedoria de São Paulo expede decisão sobre conversão da união estável em casamento

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile