Recivil
Blog

Autoridades Certificadoras de notários e registradores reúnem-se com diretor-presidente do ITI

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Marcelo Buz, recebeu na tarde da última quinta-feira (14.02), na sede do Instituto, em Brasília, representantes das Autoridades Certificadoras (ACs) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e representantes dos notários e registradores, AC Notarial e AC BR.

 

Destacando o alinhamento das entidades ao discurso da nova gestão do ITI, o representante das ACs BR e Notarial, Rodrigo Paiva, falou sobre a importância da ICP-Brasil para o desenvolvimento do País. “A desburocratização é uma das grandes propostas do Governo Federal e o certificado digital ICP-Brasil será fundamental nesse processo. Acreditamos que os cartórios, presentes em todos os municípios do Brasil e com expertise em identificação de pessoas e segurança jurídica, poderão contribuir com a desburocratização do país", afirmou Paiva.

 

O diretor-presidente do ITI agradeceu a visita e afirmou que trabalhará para possibilitar a digitalização de mais serviços. “A desburocratização é uma das metas do governo de Jair Bolsonaro. Muitos serviços de balcão passarão para o meio digital. Nesse processo, o certificado ICP-Brasil garantirá segurança e validade jurídica”, explicou Buz.

 

Além de tornar a ICP-Brasil mais moderna, as representantes das ACs BR e Notarial, Priscila Figueiredo e Cinthia Higa, alertaram para importância de uma divulgação mais eficiente do certificado digital e de seus benefícios, para que a população tenha real interesse em adquirir o documento.

 

Em relação às propostas apresentadas, Buz enfatizou que trabalhará em conjunto com as empresas, associações e entidades ligadas ao setor de certificação digital para promover a modernização da ICP-Brasil. “Desejo que o ITI se aproxime cada vez mais de diversos setores, o de cartórios e seguros, por exemplo, ampliando parcerias e possibilitando a construção de trabalhos conjuntos”, finalizou. A reunião teve ainda participação do assessor técnico da presidência do ITI, Eduado Lacerda, e da assessora do diretor-presidente do Instituto, Ângela Maria.

 

 

Fonte: ITI

 

 

Posts relacionados

MP pode ajuizar ação de alimentos em benefício de menor mesmo sem omissão da mãe

Giovanna
12 anos ago

Contratação de advogado particular não impede concessão de justiça gratuita

Giovanna
11 anos ago

Travestis e Transexuais de João Pessoa (PB) conquistam o direito ao nome social

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile