Recivil
Blog

Audiência discutirá novo sistema de registro civil

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza audiência pública nesta terça-feira (7) para discutir a implantação do Registro Individual Civil (RIC) e a criação do banco de DNAs humanos pelo Instituto Nacional de Criminalística. O RIC foi instituído pela Lei 9.454/97 e até hoje não foi implantado. O autor do pedido para audiência, deputado João Campos (PSDB-GO), explica que a intenção é identificar as razões ou eventuais dificuldades na implantação do sistema.

Ele argumenta que tanto o RIC quanto o banco de DNAs são ações complementares importantes para o aperfeiçoamento do sistema de identificação dos cidadãos. As medidas, em sua avaliação, terão grande impacto sobre a segurança pública, já que grande parte do sucesso de uma investigação criminal depende diretamente da correta identificação das partes envolvidas no crime.

Foram convidados para o debate o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa; o diretor técnico-científico do Departamento de Polícia Federal, Geraldo Bertolo; e o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Glédston Campos Dos Reis.

A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 4.

Notícias anteriores:


Peritos desaconselham DNA na carteira de identidade
Comissão aprova inclusão de DNA na carteira de identidade
Peritos pedem criação de órgão central de identificação

 

Fonte: Agência Câmara

Posts relacionados

Arpen debate modelo nacional de certidões em reunião na Casa da Moeda do Brasil

Giovanna
12 anos ago

Recebimento de outro benefício desautoriza concessão de pensão por morte de servidor

Giovanna
8 anos ago

Primeira audiência pública do GT é marcada pela aprovação de requerimentos sobre melhorias nos serviços cartorários

Giovanna
4 anos ago
Sair da versão mobile