Recivil
Blog

Atendimento dos cartórios é tema de audiência de comissão

O tabelamento de preços dos cartórios no Estado, sobretudo os de registros de imóveis, bem como o prazo para a entrega de serviços e o tempo de espera para o atendimento são tema da audiência pública que a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realiza na quarta-feira (21/9/11). A audiência solicitada pela deputada Luzia Ferreira (PPS) será realizada às 14h30, no Auditório.

Segundo Luzia Ferreira, os cartórios, sobretudo os de registro de imóveis e notoriais, têm um funcionamento muito distinto entre si, o que provoca diversas situações desconfortáveis para o cidadão. Entre elas, a deputada cita a disparidade de preços praticados por esses estabelecimentos, "que cobram valores diferenciados não só de cidade para cidade, mas até no mesmo município, como Belo Horizonte".

Além disso, a parlamentar destaca a questão dos prazos, que também são diferenciados e muitas vezes se estendem mais do que o previsto originalmente, por causa de problemas detectados só quando o consumidor vai buscar o documento. E por último, Luzia Ferreira destaca uma das principais reclamações do cidadão em relação aos cartórios: a fila no atendimento. "Até os bancos já têm tempo para atender o cliente; por que os cartórios não podem seguir o exemplo?"

Convidados – Foram convidados para a audiência: o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o presidente do Conselho Nacional de Justiça, Antônio Cezar Peluso; o corregedor de Justiça, Antônio Marcos Soares. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Luís Cláudio da Silva Chaves; o presidente da Câmara do Mercado Imobiliário, Ariano Cavalcanti de Paula; o presidente do Conselho regional de Corretores de Imóveis, Paulo José Vieira Tavares; a presidente do Sindicato dos Notários e Registradores, Darlene Triginelli; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Roberto Dias Andrade; e o oficial de Justiça do Cartório Dutra, Eugênio Klein Dutra.

Fonte: ALMG

 

Posts relacionados

Traição que dói no bolso

Giovanna
12 anos ago

Corregedora abrirá inspeção em MG por videoconferência

Giovanna
12 anos ago

São válidas doações promovidas na constância do casamento por cônjuges sob reg. de separação de bens

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile